DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
1 de julho de 2022

Maceió se prepara para o melhor Verão dos últimos anos

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Maceió está nos retoques finais para aquela que promete ser a melhor temporada de verão dos últimos anos. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o consequente controle da pandemia, a capital se prepara para receber um grande fluxo de visitantes até março do ano que vem, pelo menos. A previsão da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) é ocupação hoteleira acima de 80%, em média, neste período.

Algumas estratégias adotadas desde o começo da gestão do prefeito JHC tem escancarado portas para o turismo e garantido que o município seja o destino preferido dos brasileiros – e dos estrangeiros – nesta alta temporada que se avizinha. Os sinais de que as ações estão surtindo o efeito desejado já puderam ser vistos no feriadão da Padroeira do Brasil, com quase nenhum quarto de hotel disponível por aqui.

A secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão, avalia que este crescimento na procura pelo destino Maceió deve-se ao empenho de todos os segmentos do turismo e da Prefeitura de Maceió, que têm direcionado todos os esforços na imunização e em melhorias na infraestrutura da cidade.

Ela cita, como exemplo, o fato de a atual administração ser empenhada em criar diretrizes para a retomada das atividades econômicas em um cenário de queda no número de casos de infecção pelo coronavírus, provocada pelo trabalho eficiente de imunização da população.

“A vacinação segue a passos largos e permite que Maceió seja um destino seguro. Boa parcela da população está imunizada e isto garante mais proteção de todos, deixando os turistas mais à vontade para curtir as nossas belezas. Os visitantes estão priorizando os destinos em que há mais atividades ao ar livre e isto eles podem encontrar por aqui, com as nossas praias”, destacou a gestora.

Mourão acrescenta que o prefeito JHC também tem avançado na requalificação da orla marítima, com a entrega de banheiros públicos, organização dos espaços esportivos e melhorias na infraestrutura dos equipamentos de lazer e de passeios. “Ou seja, estamos preparando a nossa sala de estar para referendar esta retomada segura das atividades econômicas”, frisa.

Além das ações da gestão, o segmento turístico, com o apoio da Prefeitura de Maceió, mantém o propósito de continuar estimulando o destino nas principais plataformas de vendas de pacotes turísticos. O resultado, conforme avaliação da secretária de Turismo, está sendo formidável e acima das expectativas, diante da incerteza de todos por conta da pandemia.

“Neste feriado, nos aproximamos de 100% de ocupação hoteleira e continuaremos neste patamar ao longo do fim de semana e nos próximos dias. No Natal e no Réveillon, a expectativa é a melhor possível”, destacou. Para ela, este cenário positivo pode ter sequência no primeiro trimestre de 2022, por causa das férias escolares, do verão e do Carnaval, fatores que, combinados, impulsionam o fluxo de visitantes.

Percebendo – e vivenciando – esta alta procura a Azul Linhas Aéreas aumentou a quantidade de voos para a capital alagoana. O prefeito JHC esteve na companhia e assegurou que agora são 14 voos para Maceió. “Turismo é geração de emprego, desenvolvimento e mais oportunidades”, resumiu JHC.

As belezas de Maceió encantam turistas do Brasil e do mundo – Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió

Eventos para a alta temporada

Além das boas energias que pairam sobre o setor turístico, quem escolher o destino Maceió não vai ficar parado um só segundo. É que a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) tem um pacote de eventos para a alta temporada. Até agora, foram lançados 14 editais com credenciamento de artistas para apresentações ao longo do período. Mais cinco seleções estão previstas até o mês de dezembro. Deste quantitativo, são nove convênios federais e cerca de R$ 2,5 milhões em recursos que vão incrementar o segmento cultural, tão prejudicado durante o isolamento social.

“Estamos optando por credenciar os artistas e, assim, criando bancos de artistas pré-habilitados. Isto vai agilizar a contratação para os eventos que vamos promover neste ano e em 2022. E vai permitir a movimentação de outras pastas, dando um passo mais firme e forte nesta retomada”, evidencia Mirian Monte, diretora-presidente da FMAC.

Para encerrar 2021 com chave de ouro, o maceioense e os turistas que aqui estiverem poderão curtir os festejos do aniversário de Maceió logo no começo de dezembro, com apresentações musicais e de grupos de cultura na orla e no Benedito Bentes. Está prevista, ainda, a Festa das Águas, para reverenciar a cultura afro; a Festa do Bumba-Meu-Boi; o Cortejo de Natal; O Natal dos Folguedos; o Réveillon com festas espalhadas em sete pontos da cidade.

Fonte: GazetaWeb

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© 2020-2021 Imprensa Online – Todos os direitos reservados

Desenvolvido Por