DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
15 de janeiro de 2025

Maceió e mais seis capitais começam a receber o sinal do 5G a partir desta segunda-feira

Compartilhe este artigo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar a ativação do sinal do 5G puro em Maceió e mais seis capitais do país, a partir de segunda-feira (19). Além do município alagoano, as cidades de Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), São Luís (MA) e Teresina (PI), vão receber a tecnologia. Caberá às operadoras Claro, TIM e Vivo oferecer o serviço aos seus clientes.

Ao menos sete bairros de Maceió devem contar com a tecnologia: Jatiúca, Mangabeiras, Ponta da Terra, Ponta Verde, Farol, Ipioca e Feitosa. Na sequência deve chegar aos bairros de Gruta de Lourdes, Cruz Das Almas, Poço, Levada, São Jorge, Pajuçara, Barro Duro, Jaraguá, Centro, Jacintinho, Pinheiro, Pitanguinha, Pontal Da Barra, Canaã, Serraria, Ouro Preto e Jardim Petrópolis.

A decisão foi tomada na última quarta-feira (14) em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).

Com a decisão, serão 22 capitais a contar com a tecnologia funcionando até o início da próxima semana. Ainda falta ativar o 5G puro em: Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA), todas na região Norte

Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até 2029.

Sinal restrito – Vale destacar que, neste primeiro momento, o sinal do 5G chega às capitais do país restrito a alguns bairros, salvo exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número vai crescendo conforme o passar dos anos.

Contudo, nada impede que as operadoras instalem mais antenas do que o mínimo exigido – o que vem acontecendo nas capitais em que a tecnologia já está disponível. A área de abrangência de cobertura neste início do serviço faz parte da estratégia comercial de cada operadora.

Cronograma – Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até 31 de julho. Entretanto, esse prazo foi prorrogado duas vezes pela Anatel, devido ao cronograma de entrega dos equipamentos que precisam ser instalados para evitar que o 5G cause interferência em serviços profissionais de satélite. Esses equipamentos são importados, em geral da China.

Pelo atual cronograma, o 5G precisa ser ativado comercialmente nas cinco capitais que ainda não contam com a tecnologia até 27 de novembro. A tendência, contudo, é que a ativação aconteça antes, conforme as operadoras concluam os trabalhos de instalação de antenas e filtros.

Processo de ativação do sinal – Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal do 5G puro. Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo — vencedoras dos lotes nacionais da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas três operadoras, conclua:

  • instalação de antenas na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G;
  • instalação de filtros para evitar interferências em serviços profissionais de satélite; e
  • inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal.

Após a conclusão da instalação das antenas e filtros, testes são feitos e, caso não haja interferências, a agência dá o sinal positivo para ativação do 5G.

Como faço para acessar o 5G? – Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura.

Neste momento, as operadoras não estão solicitando a troca de chip.

Fonte: TNH1
Foto: iStock

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.