O tráfego na Ladeira de Fernão Velho, em Maceió, foi liberado após ter sido interditada por causa dos deslizamentos de encostas devido às chuvas que atingiram a capital na metade do mês de abril.
A informação foi divulgada pela Prefeitura de Maceió nesta segunda-feira (26). De acordo com o Município, a decisão foi dada pelo prefeito JHC (PSB) no último sábado (24).
“Nós temos ciência dos transtornos causados pelo bloqueio, principalmente para quem mora em Fernão Velho, mas a decisão levou em consideração o acumulado de chuva, os oito pontos de deslizamento registrados na região e a necessidade de obras estruturais em alguns trechos da via bem como da supressão e poda de árvores. Agora, com a conclusão dessas etapas e orientação de nossos técnicos, podemos liberar esse trecho com segurança”, disse o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.
Segundo a prefeitura, mais de 100 metros de lonas de contenção foram colocadas em dois pontos com riscos de deslizamentos.
Além disso, um muro de mais de cinco metros de altura e seis metros de largura foi contruído para estabilizar a área.
“Nós agora estamos focados em concluir as obras de recuperação das galerias para melhorar a rede de drenagem do bairro”, falou o secretário municipal de infraestrutura (Seminfra), Nemer Ibrahim.
Conforme o coordenador do Programa Previne Maceió e secretário de Governo (SMG), Francisco Sales, o bairro de Fernão Velho vai receber obras para evitar que as novas chuvas possam causar danos na região.
“Fernão Velho é um bairro histórico e vamos assegurar aos seus moradores obras estruturantes e a segurança de todos na quadra chuvosa. Executamos agora obras emergenciais para liberar a Ladeira e restaurar algumas vias, mas vamos elaborar um plano para todo o bairro”, garantiu Sales.