A Justiça de Alagoas determinou a transferência imediata do recém-nascido João Arthur, de 3 meses, para uma UTI pediátrica em Maceió. O Bebê nasceu no Hospital Regional de Arapiraca com uma doença congênita e precisa de um tratamento especializado que não é disponibilizado unidade de saúde em que ele está internado.
Na decisão, o juiz André Luis Parizio Maia Paiva determinou uma multa diária de R$ 2 mil no caso de descumprimento. O magistrado também cita que o Estado pode ter verbas públicas bloqueadas caso não se cumpra a determinação.
A transferência deve ser realizada, se for necessário, em unidade aérea com equipe intensivista para acompanhar o bebê durante o trajeto de transferência.
Pedido de ajuda
João Arthur nasceu em setembro no Hospital Regional de Arapiraca e apresentou problemas respiratórios desde as primeiras horas do parto. O bebê precisa de um tratamento especializado com um gastropediatra e se for necessário realizar procedimento com cirurgião pediatra, especialidades somente disponibilizadas em hospitais da capital.
Os pais recém-nascido fizeram um apelo e mobilizaram uma campanha nas redes sociais pela transferência do pequeno João Arthur para um hospital com especialistas em Maceió.