DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Justiça de AL condena Riachuelo a pagar indenização de R$ 5 mil para cliente por cobranças indevidas

Compartilhe este artigo

Decisão é do juiz Bruno Massoud da Comarca de Boca da Mata (Foto: Reprodução/Google Maps)

A Justiça de Alagoas condenou a Riachuelo e a emissora de cartões de crédito, Midway S/A, a pagar R$ 5 mil de indenização a uma cliente por cobranças indevidas no cartão de crédito. A decisão foi publicada na última terça-feira (12) e divulgada nesta quarta (13).

Segundo os documentos do processo, a cliente passou a receber cobranças indevidas no cartão de crédito desde dezembro de 2019. As cobranças foram questionadas à Riachuelo, mas o problema não foi solucionado.

As cobranças foram mantidas e a cliente não realizou os pagamentos. Com isso, a empresa incluiu o nome dela no cadastro de devedores. Ela teve o nome negativado.

Em sua defesa, a Riachuelo informou que as cobranças foram realizadas devidamente. Contudo, para o juiz Bruno Massoud da Comarca de Boca da Mata, a empresa não comprovou que a cliente era devedora do valor.

“Não houve juntada de documento que demonstrasse a origem do débito, ou áudio que evidenciasse qualquer tipo de contratação”, afirmou o juiz.

O magistrado disse ainda que os fatos geram o dever de indenização.

“Tenho que a conduta praticada pela ré foi ofensiva a direito da personalidade, em especial à privacidade e à honra, não se caracterizando como simples aborrecimento ou contratempo da vida cotidiana, mas de fato suficiente a acarretar séria alteração no estado psíquico e depreciação na reputação do indivíduo perante seus pares, merecendo, por conta disso, uma compensação indenizatória”.

Além do valor da indenização, que deverá ser pago pelas empresas, o juiz declarou a inexistência da dívida e determinou a retirada do nome da cliente do cadastro de devedores.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.