O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulgou uma lista dos objetos furtados do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) e emitiu um alerta aos negociantes para compra segura de peças de arte e antiguidades.
Cerca de 60 bens culturais das coleções de Floriano Peixoto, Jonas Montenegro e Barão de Rio Branco, guardadas no IHGAL, foram furtados na madrugada da última segunda-feira (9). O referido acervo é tombado como patrimônio histórico estadual.
As imagens das peças levadas pelos criminosos, obtidas até o momento, referem-se a um grupo de 14 itens, dentre medalhas, urnas, artefatos de cavalaria e sabres e pistolas utilizadas por oficiais na Guerra do Paraguai (ou da Tríplice Aliança, 1864-1870).
De acordo com o Iphan, outras informações sobre as demais peças, bem como dados adicionais (como dimensões), serão complementadas assim que disponíveis.
Qualquer dado deve ser comunicado ao Iphan, pelos e-mails [email protected], [email protected] ou [email protected], ou pelos telefones (61) 2024-6355 ou 6352, ou diretamente ao Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, pelo telefone (82) 3223 7797 e e-mail [email protected]
Fonte: Gazeta Web
Thiago Gomes
Foto: Reprodução