
As escolas que queiram participar da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) devem fazer as inscrições até o dia 30 de abril pelo site da OBMEP.
Em Alagoas, o campeonato é coordenado pela Universidade Federal (Ufal) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as secretarias municipais de educação, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e instituições particulares.
Os alunos que concluíram o ensino médio e se inscreveram na edição de 2020, que foi cancelada por causa da pandemia do coronavírus, podem participar da competição.
Segundo a organização, o regulamento da olimpíada sofreu mudanças. Nesta edição, a impressão das provas deve ser feita pela própria instituição de ensino. O arquivo dos exames vai ser disponibilizado pela OBMEP e a entrega do cartão resposta vai ser feita pelos Correios.
Além disso, a aplicação das provas também é de responsabilidade da unidade escolar e garantir com que as medidas de prevenção à Covid-19 sejam cumpridas.
Outra mudança é no horário dos exames, que antes eram feitos em dois turnos e, agora, vão ser aplicadas em um único horário definido pela escola, desde que cumpra o calendário oficial da competição.
“É uma grande oportunidade para que os alunos da rede pública possam ampliar seus conhecimentos em matemática. Ações que incentivem o aprendizado da disciplina nas escolas públicas são de extrema importância. A OBMEP faz isso de modo diferenciado”, disse o superintendente de políticas educacionais, Ricardo Lisboa.