DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
7 de setembro de 2024
Search
Close this search box.

Infectologista prevê aumento de casos de monkeypox em AL: “O vírus já está circulando”

Compartilhe este artigo

Após a confirmação de mais seis casos de monkeypox, a varíola dos macacos, o infectologista Fernando Maia informou ao TNH1, na manhã desta quarta-feira, 14, que a previsão é de que o número de casos positivos continuem a crescer em Alagoas, nos próximos dias, à medida que os resultados dos exames laboratoriais sejam enviados da Fundação Oswaldo Cruz para a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). “O vírus já está circulando”.

A Sesau confirmou, nessa terça, 13, que o número de casos confirmados da doença saltou de quatro para 10 em apenas um dia. Ao todo, são oito pacientes de Maceió, sendo cinco notificados no último boletim, e dois de Murici, com um também inserido nos dados de ontem. Inclusive, o segundo paciente de Murici pode ter sido contaminado em uma viagem para a capital alagoana.

Para Fernando Maia, devido ao número de casos suspeitos contabilizados, a tendência é de que novos diagnósticos sejam apresentados com pacientes confirmados com a doença. “Já era esperado, porque quando a gente olha para o número de casos suspeitos, e é normal que, quando o laboratório divulgar o resultado dos testes, novos casos confirmados apareçam. Aconteceu que nesse lote houve mais pessoas com testes que deram o resultado para a monkeypox”.

O infectologista destacou ainda que as orientações continuam as mesmas e a população deve evitar o contato de pele, que é a principal forma de contaminação. “A princípio seguem as orientações de sempre, que são parecidas com as recomendações da Covid. O tocar na pele ainda é a principal forma de transmissão. A gente vê os números crescerem em outros locais e a tendência é que aumente também em Alagoas. Então, para evitar a transmissão secundária é necessário o isolamento domiciliar, ainda no prazo de 21 dias, para tentar conter esse avanço”, disse ao destacar que o vírus não é mais transmitido depois do período.

Número de casos confirmados salta para 10 – O número de casos confirmados de monkeypox, a varíola dos macacos, saltou de quatro para dez, nessa terça-feira, 13, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Até essa segunda-feira, 12, eram quatro casos confirmados, sendo três em Maceió e um em Murici. Conforme o boletim desta terça, dos seis novos casos, cinco foram registrados em Maceió e 1 em Murici.

Até agora, a Sesau notificou 239 casos suspeitos de monkeypox. Além, dos dez confirmados, foram identificados 2 casos prováveis, 6 casos com perda de seguimento e 148 casos foram descartados. De acordo com a Sesau, 70 casos encontram-se em investigação. Além disso, verifica-se que o município de Maceió é o que possui o maior quantitativo de casos (126; 52,7%) seguido de Arapiraca (21; 8,8%) e Delmiro Gouveia com (12; 5%). Foram excluídos 3 casos por não atenderem definição proposta pelo Ministério da Saúde dos seguintes municípios: Pindoba, Maragogi e Viçosa. Veja o boletim completo.

Fonte: TNH1
Foto: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.