DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de fevereiro de 2026

Igreja nunca apoiará aborto, diz dom Odilo Scherer após ministério revogar portaria

Compartilhe este artigo

O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, reagiu após a ministra da Saúde, Nísia Trindade, revogar seis portarias assinadas no governo Bolsonaro. Entre elas, está uma que previa a necessidade de o médico avisar à polícia em caso de aborto por estupro.

“A Igreja Católica não é a favor do aborto! Não é, nunca foi e nunca será a favor do aborto.”

Medida foi criada durante a gestão de Eduardo Pazuello – Na época, o Ministério da Saúde recuou em alguns pontos, como a exigência de que médicos informassem à gestante a possibilidade de ver o feto em ultrassonografia, por exemplo. No entanto, o aviso às autoridades policiais foi mantido.

Embora a palavra “obrigatória” tenha sido retirada após a repercussão negativa, a portaria dizia que o médico e os demais profissionais de saúde, em casos com indícios ou confirmação do crime de estupro, deveriam comunicar o fato à autoridade policial responsável.

Risco à mulher – A medida feria a previsão de sigilo em atendimentos e trazia o risco de levar a mulher ao aborto ilegal, avaliaram especialistas em 2020.

A interrupção da gravidez é permitida em três situações no país:

  • quando a gravidez é resultado de violência sexual;
  • se não há outro meio de salvar a vida da gestante;
  • em casos de fetos com anencefalia.

Após a revogação de portaria – Voltaram a vigorar medidas previstas numa portaria de 2017 sobre o tema, que já estabelecia uma série de procedimentos para justificar e autorizar a interrupção da gravidez, mas não falava sobre a necessidade de comunicação à polícia.

Nísia já havia adiantado que medidas que ofendem a ciência, os direitos humanos e direitos sexuais reprodutivos seriam revogados.

Fonte: UOL
Foto: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.