Membros da Comissão Intergestores Bipartite enviam aprovação do HEHA para Rede de Urgências e Emergências após reunião ordinária.
O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), teve seu nome aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/AL), para inserção na Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE), em reunião ordinária no último dia 09/09. Agora o pleito segue para terceira e última etapa em Brasília, para apreciação do Ministério da Saúde.
A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Alagoas, denominada CIB/AL, é uma instância deliberativa que integra gestores estaduais e municipais para o planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas na área da Saúde. Tal aprovação foi em âmbito estadual e agora a indicação segue para emissão de parecer dos técnicos do Ministério da Saúde.
A Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) é um sistema de saúde que articula e integra os diversos pontos de atenção à saúde para oferecer atendimento humanizado e integral a pacientes em situação de urgência ou emergência. A RUE tem como objetivo reordenar a atenção à saúde, definindo fluxos e referências adequadas.
O HEHA é o único hospital de referência em doenças infectocontagiosas e parasitárias do estado de Alagoas, tendo porta aberta para diversas patologias específicas e situações que não são atendidas por outros entes da rede pública de saúde. “O último processo que abrimos foi em 2022, este surtiu frutos e conseguimos, desta vez, chegar à Brasília, pois a luta é antiga, antes de nós, outros processos já foram abertos anteriormente, mas não tiveram o mesmo sucesso”, explicou o diretor-médico da instituição, Rodrigo Montenegro.
Os hospitais que compõem a Rede de Urgências e Emergências do SUS recebem incentivo financeiro do Ministério da Saúde de acordo com sua complexidade, dos serviços que oferecem e da proporção populacional que atende. Além de incentivos para manutenção dos serviços e compras de insumos, os servidores também têm um acréscimo em seus vencimentos por fazerem parte da RUE.
Redação IO
Ascom HEHA
Ana Paula Tenório
Cortesia CIB/AL