Buscando conter o avanço do número de casos de Covid-19 em Alagoas, bares e restantes só poderão funcionar até a meia noite. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (24) e tem duração de 15 dias, segundo o decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta (23).
O texto ainda proíbe a execução de músicas ao vivo e shows em estabelecimentos. Nas festas de virada de ano, as músicas ao vivo estão autorizadas. A venda de bebidas também só está liberada até a meia-noite.
A realização de réveillons e eventos ao ar livre com até 300 pessoas está permitida desde que o encerramento seja no máximo às 3h da manhã.
Uma reunião está marcada para o dia 10 de janeiro entre o governo e representantes do setor de bares e restaurantes para uma avaliação dos resultados das novas medidas. A partir daí, as regras podem ser endurecidas, mantidas ou até relaxadas.
Aulas presenciais
O retorno às aulas presenciais nas redes pública e privada segue mantido a partir de 21 de janeiro. As escolas vão ter autonomia para definir os calendários, desde que as aulas comecem a partir da data estabelecida pelo governo estadual.
A recomendação é que seja priorizado o “modelo híbrido de aulas, conforme orientação do Conselho Nacional de Educação, para que haja a liberdade de escolha dos pais de alunos e estudantes diante da necessidade de continuidade dos requisitos de segurança sanitária”.
Fica autorizado ainda as aulas coletivas esportivas e de ginástica para crianças e jovens, bem como de idiomas. Professores e profissionais da área da educação que estão no grupo de risco da Covid-19 podem decidir se retornam ou não para as atividades de forma presencial.