DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de fevereiro de 2024

“Limitação física não é impedimento para o cidadão ser vereador”, diz Hemerson Casado

Compartilhe este artigo

Em um país com mais de 12 milhões de pessoas com deficiência, apenas 1% dos candidatos nas Eleições 2020 declaram alguma limitação. Um deles é o médico cardiologista Hemerson Casado Gama (PSD), ativista das doenças raras, que é candidato a vereador por Maceió.

Com um projeto de atuação estruturado no compromisso de políticas públicas de inclusão, Hemerson Casado, que convive há 8 anos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), pretende fazer uso do cargo público para melhorar a estrutura e os serviços oferecidos na capital alagoana com o objetivo de melhorar a vida de pessoas com deficiência.

“Limitação física não é impedimento para o cidadão ser vereador. Por isso, estou na disputa por um cargo na Câmara de Maceió. Dentro das minhas limitações físicas, funciono muito bem e tenho propostas para melhora do serviço público de saúde à urbanização da capital alagoana. Além disso, as pessoas precisam entender que inclusão não é construção de rampa, mas geração de acessibilidade em espaços, serviços e políticas de saúde, educação e emprego”, diz.

Entre os principais pontos das propostas de Hemerson Casado para atuação na Câmara de Maceió estão: a estruturação de um sistema público com serviços e unidades de saúde que possam atender às pessoas com necessidades especiais, bem como a elaboração de redes que envolvam a geração de emprego e renda; adequação dos espaços e serviços públicos municipais e o incentivo de uma rede colaboração a ciência. Como empreendedor social, há também em seu plano participativo propostas que envolvam o incentivo a geração e manutenção de pequenas e médias empresas.

Representatividade

Se eleito vereador no dia 15 de novembro, Hemerson Casado será a primeira pessoa do mundo com ELA a assumir um cargo público como legislador. Porém, além desta representatividade, seu maior interesse é colocar em prática na política o conjunto de ideias e ações que vem desenvolvendo ao longo de 8 anos, os quais priorizam igualdade, direitos e uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas.

“A maior dúvida das pessoas é sobre minha condição de saúde e motivações políticas. Pois bem, a ELA compromete o corpo, mas não incapacita a mente. Tanto, que continuo trabalhando e estudando, tenho minhas limitações, mas também motivações. A doença que tenho é a mesmo do físico Stephen Hawking, que mesmo com o corpo comprometido contribuiu de forma significativa para a ciência”, relata.

Diante das dúvidas de como a pessoas que convivem com a ELA, Hemerson Casado disponibilizou no Youtube uma entrevista onde fala sobre vida pessoal, profissional e posicionamento político. Confira aqui!

“Quanto as minhas motivações posso afirmar que tratam-se de escolhas não pessoal, mas coletiva. Da necessidade de mostrar que a ELA não é o fim e que é preciso que pessoas em situações diferentes apontem caminhos para as políticas das cidades, do país. Só quem convive ou possui um familiar com doença rara ou limitações sabe o que estou falando. Por isso, uma das minhas poucas certezas é que preciso contribuir para que pessoas mais simples tenham não só acesso em tempo hábil a exames, medicamentos e acompanhamento médico; mas que elas possam também ser inseridas diante de suas limitações a vida em sociedade, ao mercado de trabalho e as atividades de lazer”, completa.

Conheça as proposta de Hemerson Casado, se engaje na discussão por uma Maceió mais acessível e igualitária e compartilhe essas ideias com familiares e amigos. Só assim, Maceió vai vencer!

 

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.