DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
21 de março de 2023

“Limitação física não é impedimento para o cidadão ser vereador”, diz Hemerson Casado

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Em um país com mais de 12 milhões de pessoas com deficiência, apenas 1% dos candidatos nas Eleições 2020 declaram alguma limitação. Um deles é o médico cardiologista Hemerson Casado Gama (PSD), ativista das doenças raras, que é candidato a vereador por Maceió.

Com um projeto de atuação estruturado no compromisso de políticas públicas de inclusão, Hemerson Casado, que convive há 8 anos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), pretende fazer uso do cargo público para melhorar a estrutura e os serviços oferecidos na capital alagoana com o objetivo de melhorar a vida de pessoas com deficiência.

“Limitação física não é impedimento para o cidadão ser vereador. Por isso, estou na disputa por um cargo na Câmara de Maceió. Dentro das minhas limitações físicas, funciono muito bem e tenho propostas para melhora do serviço público de saúde à urbanização da capital alagoana. Além disso, as pessoas precisam entender que inclusão não é construção de rampa, mas geração de acessibilidade em espaços, serviços e políticas de saúde, educação e emprego”, diz.

Entre os principais pontos das propostas de Hemerson Casado para atuação na Câmara de Maceió estão: a estruturação de um sistema público com serviços e unidades de saúde que possam atender às pessoas com necessidades especiais, bem como a elaboração de redes que envolvam a geração de emprego e renda; adequação dos espaços e serviços públicos municipais e o incentivo de uma rede colaboração a ciência. Como empreendedor social, há também em seu plano participativo propostas que envolvam o incentivo a geração e manutenção de pequenas e médias empresas.

Representatividade

Se eleito vereador no dia 15 de novembro, Hemerson Casado será a primeira pessoa do mundo com ELA a assumir um cargo público como legislador. Porém, além desta representatividade, seu maior interesse é colocar em prática na política o conjunto de ideias e ações que vem desenvolvendo ao longo de 8 anos, os quais priorizam igualdade, direitos e uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas.

“A maior dúvida das pessoas é sobre minha condição de saúde e motivações políticas. Pois bem, a ELA compromete o corpo, mas não incapacita a mente. Tanto, que continuo trabalhando e estudando, tenho minhas limitações, mas também motivações. A doença que tenho é a mesmo do físico Stephen Hawking, que mesmo com o corpo comprometido contribuiu de forma significativa para a ciência”, relata.

Diante das dúvidas de como a pessoas que convivem com a ELA, Hemerson Casado disponibilizou no Youtube uma entrevista onde fala sobre vida pessoal, profissional e posicionamento político. Confira aqui!

“Quanto as minhas motivações posso afirmar que tratam-se de escolhas não pessoal, mas coletiva. Da necessidade de mostrar que a ELA não é o fim e que é preciso que pessoas em situações diferentes apontem caminhos para as políticas das cidades, do país. Só quem convive ou possui um familiar com doença rara ou limitações sabe o que estou falando. Por isso, uma das minhas poucas certezas é que preciso contribuir para que pessoas mais simples tenham não só acesso em tempo hábil a exames, medicamentos e acompanhamento médico; mas que elas possam também ser inseridas diante de suas limitações a vida em sociedade, ao mercado de trabalho e as atividades de lazer”, completa.

Conheça as proposta de Hemerson Casado, se engaje na discussão por uma Maceió mais acessível e igualitária e compartilhe essas ideias com familiares e amigos. Só assim, Maceió vai vencer!

 

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

DESENVOLVIDO POR