Políticos locais e vários convidados prestigiaram a inauguração da loja no Trapiche
Com mais de 700 empregos diretos e 2 mil indiretos gerados, o Grupo Mateus inaugurou, na manhã desta quinta-feira (28), duas lojas em Maceió, dando continuidade ao projeto de expansão daquela que é considerada a maior empresa de varejo alimentar das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Nas unidades da Serraria e do Trapiche da Barra, o movimento da clientela foi intenso no começo do dia. Todos queriam conhecer e aproveitar as muitas ofertas de inauguração.
A chegada da rede movimenta o segmento e contribui para o desenvolvimento social e econômico da capital. Políticos locais e vários convidados prestigiaram a abertura da loja no Trapiche da Barra, dentre eles o senador Collor (PTB), o governador Paulo Dantas (MDB) e o prefeito de Maceió, JHC (PSB).
“Nós temos que cuidar deste negócio porque são 46 mil famílias que dependem das nossas decisões. Então, a gente não pode se dar ao luxo de errar”, afirmou o presidente do grupo, Ilson Mateus.
O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva, classificou o momento econômico como importante para a capital, não só pela geração de empregos como de negócios também. “A loja do Trapiche fica ao lado da Associação dos Criadores, no Parque da Pecuária, um compromisso nosso de fomentar o pequeno produtor de queijo, de leite, de carne e hortifrutigranjeiro”, avaliou.
Na oportunidade, Collor solicitou ao dono da Mix Mateus uma loja no município de Arapiraca, e este já adiantou que comprou o terreno e a previsão de inauguração é no início do próximo ano.
O senador elogiou o grupo e destacou a visão de futuro do empresário Ilson Mateus, pela capacidade de investimento na região Nordeste. “Acreditar em Alagoas é acreditar em um futuro melhor.
Este estado tem uma grande capacidade de se desenvolver, de inovar, de avançar, e eu não tenho dúvida nenhuma que, com a iniciativa privada fortalecendo o nosso setor produtivo, nós haveremos de conquistar novos espaços dentro do cenário nacional”, ressaltou.
Além dos empregos gerados, a construção das duas unidades priorizou a mão de obra local – o que faz parte da missão da empresa, que já soma mais de 45 mil colaboradores. São 16 mil itens comercializados.
A primeira loja do Mix Mateus está instalada na Av. Menino Marcelo, bairro Serraria. No total, são 14.546,59 m² de área construída com um salão de vendas de 5.241 m². O estacionamento tem capacidade para 497 veículos, sendo 370 carros e 124 motocicletas, além do bicicletário.
Já a segunda loja do Mix Mateus está localizada na Av. Siqueira Campos, bairro do Trapiche. No total, são 15.215,76 m² de área construída, com um salão de vendas de 5.255 m². O estacionamento possui capacidade para 560 veículos, sendo 200 motos e 360 carros, além de bicicletário.
Na opinião do prefeito JHC, o poder público precisa criar um ambiente de negócios na cidade, deixando de lado a burocratização. “Recebemos em Maceió um grupo sério que quer trabalhar, e a gente não teria outra opção a não ser agilizar o processo”, disse.
Pelos planos de expansão, a rede pretende ocupar todos os estados do Nordeste, nos próximos dez anos, e continuar avançando pela Região Norte. O Grupo Mateus começou a sua história em Balsas, no Maranhão, e, atualmente, também está presente no Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe e, agora, em Alagoas.
A empresa atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento. Uma história de sucesso que teve início com o trabalho incansável de um engraxate, ex-torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de cachaça nascido em Imperatriz, interior do Maranhão.
O ano era 1986, quando Ilson Mateus abriu uma pequena mercearia com apenas 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão. Seria o começo de uma história de 35 anos marcada pela sua visão empreendedora e determinação de uma equipe que hoje chega a quase 45 mil colaboradores.
Com as duas inaugurações em Maceió, o Grupo Mateus passa a dispor de 225 lojas em operação, sendo 70 de varejo, 52 de atacarejo e 103 de eletro. Por estado, são 126 lojas no Maranhão, 75 no Pará, 13 no Piauí, 5 no Ceará, 2 na Bahia, 1 em Pernambuco, 1 em Sergipe e, agora, 2 em Alagoas.
Somente em 2021, foram inauguradas 44 lojas. Para sustentação do avanço do Grupo em 6 novos estados do Nordeste, foram inauguradas sedes administrativas no Recife e Salvador. Além disso, os Centros de Distribuição já estão em funcionamento nos municípios de Cabo de Santo Agostinho-PE e em Feira de Santana-BA.
Fonte: Gazeta Web
Thiago Gomes
Foto: Divulgação