A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reuniu com o setor produtivo na manhã desta quinta-feira (26) para apresentar o atual cenário epidemiológico da Covid-19 em Alagoas.
O encontro foi conduzido pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e contou com representantes da Aliança Comercial, Associação Comercial de Alagoas, Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL).
Alexandre Ayres descartou a possibilidade de um novo fechamento do comércio e de outros estabelecimentos como medida para combater o avanço do coronavírus no estado.
O secretário de Saúde também confirmou um aumento no número de casos nos últimos dias e adiantou que a alta temporada, que traz a Alagoas uma grande quantidade de visitantes, vai exigir a adoção de medidas para frear o contágio. Ayres pediu cautela aos alagoanos para que não aconteça uma segunda onda.
“Não há essa necessidade. Os números cresceram, mas são números pequenos e que têm nos dado a segurança e tranquilidade de continuar trabalhando com serenidade. Hoje, nós temos hospitais em funcionamento, uma estrutura de rede hospitalar e maior experiência dos nossos profissionais da saúde, que nos dá segurança para continuar tratando nossos pacientes. A ideia é dialogar com o setor produtivo e chamá-los à responsabilidade”.
Segundo o secretário, a incidência maior de casos, neste momento, tem sido na faixa etária de 20 a 29 anos. “Os jovens estão nas ruas, perderam o medo da contaminação e do vírus, mas estão esquecendo que possuem pais, avós e familiares no grupo de risco. E que isso pode gerar grandes danos à população”.