DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
21 de novembro de 2024
Search
Close this search box.

Governo de Alagoas anuncia investimento de mais de R$ 1 bilhão em Ciência, Tecnologia e Inovação

Compartilhe este artigo


Reunião ministerial do G20 coordenada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, informou nesta sexta-feira (13), durante o encerramento das reuniões do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, em Maceió (AL), que o Governo do Estado investirá mais de R$ 1 bilhão na área de Ciência, Tecnologia e Inovação até a conclusão do mandato do governador Paulo Dantas.

Silvio Bulhões, que preside o Conselho Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia e representou o governador na reunião ministerial do G20, ressaltou a importância da reunião do Grupo de Economia Digital em Maceió, pois o Estado de Alagoas se destaca por ser um dos que mais investe em CTI e Transformação Digital.

“Aqui em Alagoas temos um solo muito fértil para essa discussão, pois Ciência, Tecnologia e Inovação são temas centrais do governo Paulo Dantas”, afirmou Bulhões. “Estamos nesse ciclo de governo fazendo os investimentos recordes na política de Ciência, Tecnologia e Inovação e também na transformação digital”, acentuou.

Silvio Bulhões disse ainda que Alagoas deu um salto muito grande na prestação de serviços digitais à população e se posiciona muito bem perante o país, tendo tido a missão inclusive de presidir o conselho de secretários de Tecnologia e Inovação.

“Temos participado ativamente, inclusive, das discussões para formulação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que converge totalmente com a política que está sendo discutida durante esse encontro do G20. Sabemos que não é uma missão fácil, discutir e regulamentar uma política que é dinâmica, fluida e que muda praticamente quase todo dia.

Inteligência artificial, biotecnologia, aprendizado de máquina talvez tenham um impacto muito semelhante ao que teve a revolução industrial”, ressaltou o secretário, lembrando que Alagoas foi o primeiro Estado a instituir regras para o uso de inteligência artificial no serviço público.

As reuniões do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, em Maceió (AL), foram encerradas nesta sexta-feira (13), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, com a reunião ministerial coordenada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a participação das ministras da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação.

Durante três dias, representantes das principais lideranças mundiais debateram inclusão digital, conectividade universal e significativa; governo digital; integridade da informação e confiança no ambiente digital; e inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, agradeceu todo o apoio do governo de Alagoas ao evento. Em coletiva de imprensa antes do início da reunião ministerial, Juscelino explicou que um dos temas definidos para a presidência do Brasil no G20, foi o governo digital e contou em Maceió com a participação de 21 países que hoje integram o G20, e mais de 10 países convidados.

“Temos vários grupos setoriais, e Maceió hoje com certeza recebe um dos principais, que é o grupo de economia digital, que está aí com essa missão de construir entendimentos e consensos em torno de temas relevantes que hoje atuam diretamente no dia a dia das pessoas”, enfatizou o ministro.

Carteiras Digitais

Por sua vez, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, fez questão de parabenizar o governo de Alagoas por ser o terceiro Estado do país que mais emitiu proporcionalmente a Carteira de Identidade Digital. De acordo com a ministra, o governo federal vem fazendo um grande esforço para garantir o acesso à Identificação Digital para todos os brasileiros. “Até 2026, deveremos emitir mais de 150 milhões de novas carteiras de identificação digital”, disse a ministra.

“Hoje, estamos coroando todo esse trabalho que vem sendo feito desde o ano passado, para justamente receber a passagem do grupo de economia digital, que era presidido pela Índia, e desde então, a gente foi trabalhando nos quatro ministérios envolvidos com essa discussão – Comunicação, Gestão e Inovação, Ciência e Tecnologia presentes hoje, em Maceió –, para passar o bastão do grupo para a África”, explicou a ministra.

Esther Dweck esclareceu que o G20 é um grupo de países onde se tem uma tradição muito grande de representação de países do sul-global “A gente tem uma associação de lideranças da Indonésia, da Índia, do Brasil, países com economias que estão em desenvolvimento e que, portanto, trazem temas diferentes dos temas dos países desenvolvidos. E no nosso caso, a Índia trouxe uma discussão muito importante sobre infraestruturas públicas e digitais”, salientou a ministra.

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, enfatizou a importância da retomada das reuniões do Conselho de Secretários de Ciência e Tecnologia, atualmente presidido pelo secretário Silvio Bulhões, que hoje tem um papel importante na construção do Plano Nacional de Inteligência Artificial.

“Esse é um momento de liderança do Brasil no G20, no conceito que o presidente Lula tem pautado. É o conceito da integração do país, da retomada do Brasil, da integração do mundo num conceito de entender essa integração como maneira altiva e ativa, sendo naquilo que historicamente significou a diplomacia brasileira, que é com a bandeira da paz, da solidariedade, da cooperação, que é o que nos move no momento de tanto conflitos, como tratar da economia digital, que é um assunto estratégico, que impacta e transforma a realidade das nações”, defendeu Luciana Santos.

Redação IO
Agência Alagoas
Fábia Assumpção
Thiago Sampaio

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.