O governo de Alagoas voltou a restringir o funcionamento de bares, restaurantes e do comércio por causa do aumento no número de internações de pacientes com Covid-19 no estado. As novas regras já começaram a valer deste às 00h desta sexta-feira (28) e seguem até o dia 10 de junho.
Além disso, entre as principais mudanças, está a volta da proibição de abertura de cinemas, parques, teatros e museus. Com a decisão do governo, Alagoas permanece na fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado. Confira as regras ao final do texto.
“Nós vamos ampliar as medidas restritivas novamente, retornando para o patamar que estávamos há aproximadamente 30 dias, alguns decretos atrás”, falou o governador Renan Filho durante uma coletiva de imprensa na quinta (27).
A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 chegou a 92% em Alagoas. Segundo o governo, o número representa um aumento de 25% em duas semanas.
Confira as regras:
– Vedado o acesso, a circulação e utilização das praias, marinas, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado, domingo e feriados, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.
– No comércio, as lojas do Centro funcionam das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, e permanecem fechadas a segundas-feiras, além de fins de semana e feriados. A regra é a mesma para as lojas de rua e galerias, mas com horário de funcionamento diferente: 10h às 18h. Já a abertura dos shopping centers fica vedada às terças-feiras, além de fins de semana e feriados, e o horário de funcionamento é entre 11h e 20h.
– No caso dos bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, o funcionamento aos sábados e domingos poderá ocorrer apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas. Entre segundas e sextas, o funcionamento normal é liberado das 5h às 20h.
– Academias, clubes e centros de ginásticas também podem abrir as portas entre segunda e sábado, das 5h às 21h, mas têm funcionamento proibido aos domingos e feriados.
– Restrição de horário de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos das 21h às 5h.
– Teatros, museus, parques temáticos e cinemas voltarão a ter o funcionamento restringido.