DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de fevereiro de 2024

Governo de AL diz que vai comprar vacinas contra a Covid-19 se Ministério da Saúde não for ágil

Compartilhe este artigo

Governador Renan Filho participou da reunião com ministro da saúde e outros chefes de estado por meio de videoconferência. (Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas).

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), participou de uma reunião remota na terça-feira (8) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e outros governadores para tratar do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

No encontro, Renan Filho disse que vai aguardar o governo federal enviar as vacinas ao estado, mas que caso não haja agilidade, vai comprá-las de forma direta.

“Aqui em Alagoas nós vamos aguardar o envio das vacinas por parte do governo federal. Se isso não tiver a agilidade necessária, vamos diretamente, assim como outros estados, garantir a aquisição das vacinas”, disse Renan Filho.

O Estado não tem um plano próprio de vacinação e vai seguir o do governo federal, que só deve ficar pronto quando houver vacina registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Eu deixei claro que é fundamental que o Ministério da Saúde coordene nacionalmente o Plano de Imunização. Fundamental também que o Ministério garanta, no mais curto espaço de tempo possível, vacinar todo o povo brasileiro”, disse o governador.

Pazuello garantiu durante a reunião que a vacinação será coordenada pelo governo federal e que deverá começar até o final de fevereiro de 2021. De acordo o ministro, serão disponibilizadas 260 milhões de doses da vacina de Oxford.

Ainda segundo ele, a farmacêutica AstraZeneca deve submeter à Anvisa o registro de sua vacina – em parceria com a Universidade de Oxford – até o final de dezembro de 2020. O prazo para análise gira em torno de 60 dias. Parte da remessa do imunizante deve chegar ao país em janeiro, segundo o Ministério.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.