
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), participou de uma reunião remota na terça-feira (8) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e outros governadores para tratar do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.
No encontro, Renan Filho disse que vai aguardar o governo federal enviar as vacinas ao estado, mas que caso não haja agilidade, vai comprá-las de forma direta.
“Aqui em Alagoas nós vamos aguardar o envio das vacinas por parte do governo federal. Se isso não tiver a agilidade necessária, vamos diretamente, assim como outros estados, garantir a aquisição das vacinas”, disse Renan Filho.
O Estado não tem um plano próprio de vacinação e vai seguir o do governo federal, que só deve ficar pronto quando houver vacina registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Eu deixei claro que é fundamental que o Ministério da Saúde coordene nacionalmente o Plano de Imunização. Fundamental também que o Ministério garanta, no mais curto espaço de tempo possível, vacinar todo o povo brasileiro”, disse o governador.
Pazuello garantiu durante a reunião que a vacinação será coordenada pelo governo federal e que deverá começar até o final de fevereiro de 2021. De acordo o ministro, serão disponibilizadas 260 milhões de doses da vacina de Oxford.
Ainda segundo ele, a farmacêutica AstraZeneca deve submeter à Anvisa o registro de sua vacina – em parceria com a Universidade de Oxford – até o final de dezembro de 2020. O prazo para análise gira em torno de 60 dias. Parte da remessa do imunizante deve chegar ao país em janeiro, segundo o Ministério.