A ordem de serviço para a construção do Hospital Metropolitano do Agreste foi assinada pelo governador Paulo Dantas no dia 4 de julho.
Numa área de 33 mil metros quadrados, homens trabalham, ferramentas tilintam, máquinas rugem e os serviços avançam. Esse é o cenário do agitado canteiro de obras que firma as fundações e faz surgir as primeiras formas do Hospital Metropolitano do Agreste, em Arapiraca. Ao apresentar em suas redes sociais as imagens da construção, o governador Paulo Dantas garantiu que vai entregar o importante equipamento de saúde pública à população já em 2026.
“Esse equipamento será fundamental para levarmos os serviços de saúde com qualidade à população de duas regiões importantes para o Estado de Alagoas: o Agreste e o Sertão”, pontuou Paulo Dantas.
Ele agradeceu ao senador Renan Calheiros, ao ministro dos Transportes, Renan Filho; e à bancada federal alagoana ligada ao presidente Lula, pela inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC 3) do Governo Federal.
“Eu quero agradecer especialmente ao senador Renan, ao ministro Renan Filho, aos deputados Luciano Amaral, Isnaldo Bulhões, Paulão e Rafael Brito, que fizeram incluir, no plano de investimentos do Governo Federal, no novo PAC, mais de R$ 80 milhões”, disse Paulo Dantas, acrescentando que o Governo do Estado investirá mais de R$ 40 milhões, a título de contrapartida.
“Em 2026 nós vamos entregar esse equipamento para o povo do Agreste, para o povo do Sertão, promovendo emprego e melhor serviço de saúde”, anunciou o governador.
A Obra.
A ordem de serviço para a construção do Hospital Metropolitano do Agreste foi assinada pelo governador Paulo Dantas no dia 4 de julho, dando início às comemorações pelos 100 anos Emancipação Política de Arapiraca.
Conforme o projeto arquitetônico, o Hospital Metropolitano do Agreste contará com 240 leitos, sendo 109 de internação e isolamento, 61 de clínica cirúrgica, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 de urgência e emergência e 10 de Recuperação Pós-Anestésica (RPA).
A unidade hospitalar terá, ainda, com um bloco cirúrgico, além de um Núcleo de Diagnóstico por Imagem. Para isso, serão adquiridos equipamentos de última geração, como tomógrafos, aparelhos de raios-x e de ressonância magnética, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Localizado em Arapiraca, o hospital vai beneficiar 17 municípios que integram a VII Região de Saúde.
Fonte: Redação IO
Agência Alagoas
Ascom Sesau
Severino Carvalho
Fotos: Marco Antônio