DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
19 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Gio Queiroz publica carta aberta denunciando assédio moral e psicológico no Barcelona

Compartilhe este artigo


Atacante de 18 anos diz que foi pressionada a não defender a seleção brasileira. Documento enviado pela atleta à presidência do clube expõe tudo que foi feito
Giovana Queiroz, atacante brasileira do Levante

Promessa do futebol feminino brasileiro, a atacante Gio Queiroz publicou nesta terça-feira uma “carta aberta ao Presidente do FC Barcelona” nas suas redes sociais na qual denuncia comportamentos abusivos do clube catalão para que ele não defendesse a seleção brasileira. Na carta, a jogadora brasileira de 18 anos, atualmente atuando no Levante emprestada pelo Barça, ressalta que “a cultura do assédio e da violência sexista contra a mulher não pode ser aceita ou tolerada”.

– Primeiro recebi indicações de que jogar pela seleção brasileira não seria o melhor para o meu futuro dentro do clube . Apesar do desagradável e persistente assédio, não dei muita importância e atenção ao assunto – escreveu Gio Queiroz, que também tem nacionalidade espanhola, mas optou por defender o Brasil.

Depois de um tempo, ela afirma ter recebido ataques por meio de outros mecanismos de pressão “dentro e fora do clube”, e todos com o objetivo, segundo ela, de encurralá-la “de forma abusiva para que ela desistisse de defender a seleção brasileira.

– Métodos arbitrários foram usados com o objetivo claro de prejudicar minha vida profissional dentro do clube – publicou.

Segundo apuração do ge, no documento enviado à presidência do Barcelona há a exposição de tudo que foi feito por dirigentes do clube contra a atleta, diversos elementos que não chegaram a ser colocados na carta aberta. Foram várias ações para que a jogadora não fosse à seleção brasileira. A CBF não tinha conhecimento do caso de abuso. Procurado, o Barcelona ainda não se pronunciou sobre o tema.

Além disso, Queiroz diz que foi submetida a confinamento “ilegal” pelos serviços médicos do clube durante a pandemia, em fevereiro de 2021, pois foi alegado que ela tinha tido contato com alguém infectado com Covid.

– Como a ordem médica era contrária ao protocolo sanitário, contatei diretamente a secretaria de saúde da Catalunha e pedi esclarecimentos. A resposta foi clara e contundente: meu caso não era e nem poderia ser considerado como contato segundo o protocolo.

Devido à quarentena, Gio não viajou com o time do Barcelona para a final da Copa da Rainha, mas após a quarentena, viajou com o time para os Estados Unidos. Após voltar da América do Norte, Queiroz conversou com um “diretor do clube” (ela não revelou o nome do dirigente) e afirma que foi “acusada de ter cometido uma grave indisciplina e que, por isso, seria afastada da equipe e sofreria grandes consequências”.

Além disso, ela denuncia ameaças nessa conversa, na qual se sentiu totalmente “desprotegida”.

– Foram situações humilhantes e vergonhosas durante meses dentro do clube. Ficou claro que ele queria destruir minha reputação, minar minha auto-estima, degradar minhas condições de trabalho, subestimar e subestimar minhas condições psicológicas. O fato de ser menor não parece ter sido um impedimento, um dilema moral para meu agressor. Certamente ele agiu com o sentimento de impunidade, que teve a proteção de sua posição dentro do Barcelona.

Apesar de tudo, Giovana diz que o clube “não é responsável direto pela conduta abusiva denunciada”. Mas, sim, um diretor do clube. Vale lembrar que, além de cidadania brasileira, Giovana também tem cidadania espanhola e americana e chegou a defender as seleções de base dos países no passado. Acabou escolhendo o Brasil.


Gio Queiroz com o primeiro troféu Samba Gold dado ao futebol feminino

Fonte: Redação
com ge
Foto: Twitter
Levante Feminino
Twitter
Gio Queiroz

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.