DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
5 de fevereiro de 2025

Fortes chuvas causam alagamentos em Maceió; Inmet emite alerta para mais 66 municípios

Compartilhe este artigo

A forte chuva que atingiu Maceió na manhã desta quarta-feira (5) causou alagamentos em vários bairros, dificultando o trânsito e provocando incidentes. O temporal, acompanhado de trovões, deixou ruas e avenidas completamente inundadas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os impactos da chuva na capital alagoana. Na Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias da cidade, o acúmulo de água bloqueou a passagem de veículos, resultando em longos congestionamentos.

No bairro da Serraria, um homem que tentava atravessar uma rua de bicicleta foi arrastado pela enxurrada e ficou preso na traseira de um carro. Ele conseguiu se salvar momentos depois, mas perdeu a bicicleta, levada pela correnteza.

Outro incidente ocorreu no bairro Mangabeiras, onde a fachada da empresa Sococo desabou devido ao volume de chuva. Os destroços bloquearam a calçada e parte da via, prejudicando a circulação de pedestres e motoristas.

Diante da situação, a Defesa Civil emitiu um alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra, orientando a população a buscar abrigo em locais seguros e evitar áreas de risco.

Inmet emite alerta para Alagoas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para acumulados de chuva, válido desde as 9h36 de terça-feira (4) até as 10h desta quarta-feira (5). Além de Maceió, outras 66 cidades de Alagoas podem ser atingidas por precipitações entre 20 e 30 mm por hora, chegando a até 50 mm ao longo do dia.

Apesar da intensidade das chuvas, o Inmet classifica o alerta como de “perigo potencial”, indicando baixo risco de alagamentos graves e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis. A Defesa Civil recomenda que a população evite sair de casa sem necessidade, fique atenta a sinais de deslizamentos e não utilize aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período chuvoso.

Em caso de emergência, os órgãos de segurança podem ser acionados pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Municípios sob alerta do Inmet

Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa.

Redação IO
Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.