O prefeito de Traipu, Lucas Santos, decidiu reordenar as barracas da feira livre e acrescentar novas regras para o comércio do município com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19.
As medidas foram tomadas nesta quinta-feira (25), em conjunto com a comissão integrada de secretários que atua no combate ao Coronavírus, e passam a valer a partir de sábado (27).
Com as novas regras, as barracas da feira livre só podem ocupar um lado da pista e a distância entre elas deve ser de dois metros, conforme a recomendação dos órgãos sanitários.
Além disso, só será permitida a entrada de uma pessoa por família na feira e nos demais estabelecimentos comerciais. O uso de máscara continua sendo obrigatório nesses espaços. Para fazer esse controle, o município vai utilizar as barreiras sanitárias que já estão instaladas nas ruas que dão acesso à feira livre.
“Entendemos que a feira livre e o comércio são uma porta para proliferação do vírus por causa da grande movimentação de pessoas nesses locais. A nossa ideia não é prejudicar os comerciantes, mas elaborar medidas para que tudo funcione de uma forma segura. Precisamos do apoio e da compreensão de todos”, enfatizou o prefeito Lucas Santos.
O prefeito decidiu ainda suspender a entrada de crianças abaixo de 12 anos no espaço da feira livre para evitar que elas se contaminem.
“Precisamos cuidar de todos, do mais novo ao mais velho. Estamos vendo, todos os dias, casos de crianças sendo infectadas e até mortas pelo Coronavírus. Isso é preocupante demais e precisamos tomar cuidado”, disse.
A fiscalização ficará por conta da Guarda Municipal de Traipu.