DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de março de 2023

Exposição ‘Em Pau D’arco, muitas flores’ destaca o protagonismo da mulher negra e a presença quilombola em Arapiraca

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Exposição ressalta a identidade da mulher negra e os aspectos simbólicos da comunidade Pau D’arco, em Arapiraca (Foto: Anna Araújo)

O protagonismo da mulher negra, o racismo e a formação da comunidade quilombola Pau D’arco viraram tema da exposição “Em Pau D’arco, muitas flores” da antropóloga e fotógrafa documental Anna Araújo, que entra em cartaz no dia 6 e segue até o dia 29 de maio, na Casa de Cultura de Arapiraca, das 9h às 17h.

A exposição é resultado de uma pesquisa antropológica realizada entre os anos de 2017 e 2019. A mostra fotográfica também destaca os sentidos de família, as formas de resistência e os aspectos simbólicos da comunidade quilombola, que fica no município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

“A exposição busca viabilizar a emergência de narrativas historicamente silenciadas e discriminadas no contexto arapiraquense, levantando ainda o debate tão urgente sobre o racismo; trata-se de um projeto que atende a demanda social dos quilombos por políticas de ações afirmativas”, conta Anna Araújo.

O projeto da antropóloga foi um dos selecionados pelo edital de Ocupação dos Equipamentos Culturais de Arapiraca – Prêmio Paulo Lourenço, lançado pela Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude do Município em 2019.

Ao todo, 13 fotografias com trechos da pesquisa vão ser expostas em Fine Art no hall da Casa de Cultura de Arapiraca. A visitação será controlada e o uso de máscara e álcool 70% para ter acesso ao local é obrigatório devido à pandemia da Covid-19.

“A exposição foi produzida com muito carinho para possibilitar a todos um mergulho na memória desse quilombo que segue florescendo com muita força, resistência, beleza e ternura desde o final do século XIX”, afirma.

O estudo também ganhará espaço em um livro que vai ser lançado pela editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos ainda este ano.

(Foto: Divulgação)

 

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

DESENVOLVIDO POR