DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
20 de fevereiro de 2024

Exposição ‘Em Pau D’arco, muitas flores’ destaca o protagonismo da mulher negra e a presença quilombola em Arapiraca

Compartilhe este artigo

Exposição ressalta a identidade da mulher negra e os aspectos simbólicos da comunidade Pau D’arco, em Arapiraca (Foto: Anna Araújo)

O protagonismo da mulher negra, o racismo e a formação da comunidade quilombola Pau D’arco viraram tema da exposição “Em Pau D’arco, muitas flores” da antropóloga e fotógrafa documental Anna Araújo, que entra em cartaz no dia 6 e segue até o dia 29 de maio, na Casa de Cultura de Arapiraca, das 9h às 17h.

A exposição é resultado de uma pesquisa antropológica realizada entre os anos de 2017 e 2019. A mostra fotográfica também destaca os sentidos de família, as formas de resistência e os aspectos simbólicos da comunidade quilombola, que fica no município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

“A exposição busca viabilizar a emergência de narrativas historicamente silenciadas e discriminadas no contexto arapiraquense, levantando ainda o debate tão urgente sobre o racismo; trata-se de um projeto que atende a demanda social dos quilombos por políticas de ações afirmativas”, conta Anna Araújo.

O projeto da antropóloga foi um dos selecionados pelo edital de Ocupação dos Equipamentos Culturais de Arapiraca – Prêmio Paulo Lourenço, lançado pela Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude do Município em 2019.

Ao todo, 13 fotografias com trechos da pesquisa vão ser expostas em Fine Art no hall da Casa de Cultura de Arapiraca. A visitação será controlada e o uso de máscara e álcool 70% para ter acesso ao local é obrigatório devido à pandemia da Covid-19.

“A exposição foi produzida com muito carinho para possibilitar a todos um mergulho na memória desse quilombo que segue florescendo com muita força, resistência, beleza e ternura desde o final do século XIX”, afirma.

O estudo também ganhará espaço em um livro que vai ser lançado pela editora Imprensa Oficial Graciliano Ramos ainda este ano.

(Foto: Divulgação)

 

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.