EUA anunciam envio de mísseis à Polônia contra possíveis ataques a aliados
Os Estados Unidos enviaram duas baterias de mísseis Patriot à Polônia para defesa contra possíveis ataques a membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, a informação foi confirmada pelo governo norte-americano ontem (8), quando a vice-presidente, Kamala Harris, estava a caminho da Polônia – que faz fronteira com a Ucrânia – para discutir formas de reforçar os esforços ucranianos contra a invasão russa.
Patriots são sistemas de mísseis de defesa aérea projetados para combater e destruir mísseis balísticos de curto alcance, aeronaves avançadas e mísseis de cruzeiro.
O capitão Adam Miller, porta-voz do Eucom (Comando Europeu dos EUA), disse em um comunicado: “Sob a direção do Secretário de Defesa e a convite de nossos aliados poloneses, o general Wolters, comandante do Comando Europeu dos EUA, orientou o Exército dos EUA na Europa e na África a reposicionar dois Baterias Patriot para a Polônia.”
“Esta é uma medida prudente de proteção da força que sustenta nosso compromisso com o Artigo 5º e de forma alguma apoiará quaisquer operações ofensivas. Cada passo que damos tem como objetivo deter a agressão e tranquilizar nossos aliados”.
O Artigo 5º é a seção do acordo da Otan que afirma que se um membro da Otan for atacado, todos devem vir em seu auxílio.
Fonte: Gazeta Web
Uol
Foto: Kent Nishimura
Los Angeles Times
via Getty Images
Arquivo