Neste primeiro dia, foi a vez de 195 alunos dos 6º, 7º e 8º anos da Escola Municipal Luiz Pedro da Silva I, do Petrópolis, visitarem a exposição mais moderna e imersiva já realizada sobre a obra e vida do pintor holandês.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, participou da abertura da agenda de visitação e reforçou a importância da democratização dos espaços culturais da cidade.
“Nós entendemos que os espaços de cultura, de lazer precisam ser cada vez mais democratizados na nossa capital. E com o apoio dado pelo Município, pela gestão do prefeito JHC a essa exposição, estamos garantindo o acesso aos nossos estudantes para conhecerem esse espaço de diversão, de cultura e lazer. Também presentearemos os professores da rede municipal com esse momento cultural, em um singelo reconhecimento, uma singela homenagem pela passagem do Dia dos Professores”, afirmou a secretária.
Arte “divina”
Um dos estudantes da Escola Luiz Pedro, Caio Vinícius, 14 anos, ficou muito admirado e feliz com a exposição. “Aqui é muito legal. Gostei da parte dos girassóis e do quadro em que o Van Gogh se mexe… É impressionante, uma arte de Jesus”, declarou.
Antes de irem à exposição, nas últimas semanas, os professores trabalharam com os alunos a vida e obra de Van Gogh, conforme explicou a professora Simone Araújo. “Foi passado em sala de aula a biografia e as principais obras dele. Os alunos estão entusiasmados, porque o que eles escreveram em sala de aula estão podendo presenciar na prática, principalmente a sala dos girassóis, assim como a sala da réplica do quarto de Van Gogh”, ressaltou.
A professora destacou, ainda, a importância dessa iniciativa promovida pela Prefeitura de Maceió. “Estamos nos sentindo lisonjeados porque é um pintor renomado, na verdade, um gênio da pintura. E estamos muito felizes de poder trazer os alunos e de também participarmos desse momento tão glorioso, por essa exposição estar em Maceió e ser uma oportunidade única de apreciar essas obras de arte”, afirmou Simone.
Na terça-feira (17) será a vez de 232 alunos e professores da Escola Municipal Arnon de Melo, no Conjunto José da Silva Peixoto, conhecerem a exposição. A visita gratuita vai contemplar 21 unidades de ensino municipais.
Fonte: Ascom Semed
Fotos: Mariel Matias