DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
22 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Escolas de AL sofrerão grandes mudanças no ensino em 2022; entenda

Compartilhe este artigo

Escolas de AL sofrerão grandes mudanças no ensino em 2022; entenda

Aulas na rede estadual de ensino – Foto: Ascom

As escolas públicas e privadas de Alagoas, assim como nos demais estados, sofrerão uma grande mudança no formato do ensino a partir do próximo ano. Isso porque o novo ensino médio, previsto numa lei aprovada em 2017, começa valer em 2022.

As mudanças começam na carga horária, as 4 horas atuais passam para no mínimo 5. Além disso, a carga horária se divide em duas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e itinerários formativos

Ao 7Segundos, a secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que a ideia, no próximo ano, o 1º ano do ensino médio já seja contemplado e os alunos dessa turma passem a ser inseridos no modelo novo. Alagoas adotará o modelo gradativo, que será implantado ao longo dos próximos três anos.

Uma das grandes mudanças está dentro da BNCC. Agora, os conteúdos serão divididos em áreas do conhecimento. Estas divisões vão abranger Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Nenhuma dessas disciplinas serão excluídas, mas somente Língua Portuguesa e Matemática serão obrigatórias nos três anos de ensino médio.

Diferente da BNCC que garante uma formação geral para alunos, os itinerários formativos permitem que estudantes escolham temas que tenham relação com eles, dentro das quatros áreas de conhecimento ou uma formação técnica.

A Seduc informou também que a ideia é que sejam ofertados os cinco Itinerários Formativos nas escolas alagoanas. A proposta já está em análise pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/AL).

Alagoas já trabalha para se enquadrar no novo ensino médio com o desenvolvimento de ações e programas, a exemplo do Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, Vem Que Dá Tempo.

Fonte: 7 Segundos / Ascom

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.