DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
7 de setembro de 2024
Search
Close this search box.

Em Maceió evento de abertura da campanha do Agosto Dourado destaca mães doadoras de leite humano em iniciativa de saúde

Compartilhe este artigo

Agosto Dourado: Saúde promove abertura da campanha com mães doadoras de leite humano
Daniela Maria dos Santos é doadora de leite do posto de coleta da URS Hamilton Falcão. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
A manhã desta terça-feira (8) foi marcada pela abertura oficial da campanha Agosto Dourado, mês de incentivo, intensificação, promoção e apoio ao aleitamento materno. As atividades foram realizadas na Unidade de Saúde de Referência (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, local onde funciona o primeiro posto de coleta de leite humano do Município.

O evento contou com uma apresentação do coral Saúde em Canto, composto por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e entrega de certificados como forma de homenagem às mães doadoras.

Uma das mães homenageadas foi Daniela Maria dos Santos, moradora do Benedito Bentes e mãe da pequena Cecília, de 6 meses. Para ela, é uma satisfação poder contribuir para a saúde dessas crianças. “Eu sempre tive vontade de doar leite, quando eu tivesse filhos eu doaria. Cecília nasceu e eu resolvi doar meu tempo e meu leite para salvar outras crianças”, afirma.

A secretária-adjunta de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, parabenizou toda a equipe pelo desempenho à frente das ações do aleitamento materno. “Essa é uma pauta importante.

Nosso primeiro posto de coleta foi incentivado pelo nosso prefeito JHC, parceiro da Saúde e que tem como compromisso melhorar a saúde do maceioense. O aleitamento materno não deve ser incentivado apenas durante o Agosto Dourado, mas nas atividades diárias de nossas unidades de saúde, junto a todos os profissionais”, destaca.

Secretária-adjunta de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Secretária-adjunta de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Ednalva Araújo, coordenadora de Atenção Básica da SMS, pontua que o incentivo à amamentação deve ser fruto de um trabalho integrado entre as diversas áreas da saúde. “O aleitamento materno é padrão ouro para alimentação e imunidade dos bebês e não é um trabalho isolado de uma área da saúde, mas todos os profissionais fazem parte desse processo. E se hoje nós temos o que temos é graças ao SUS”, revela.

Posto de coleta de leite humano

De acordo com Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Saúde da Criança da SMS, o leite materno é um componente essencial para a saúde dos bebês. “Durante a campanha fazemos essa abordagem junto às gestantes, pautada na promoção de vínculos entre saúde e bem-estar de mulher e crianças.

Além disso, queremos dar destaque ao nosso posto de coleta de leite humano, que dentro de um ano de funcionamento já arrecadou 92 litros de leite e doou esse alimento para que crianças que não tem condições de amamentar possam ter acesso”, explica.

“Já no pré-natal das mulheres atendidas nas unidades de saúde fazemos a busca ativa das gestantes que serão doadoras, sensibilizando essas mulheres sobre a importância desse ato. Temos doadoras não só do Benedito Bentes, mas de diversos outros bairros de Maceió.

Se a mãe não tem condições de vir aqui doar, nossa equipe vai até ela para fazer a coleta. Então durante todo o mês queremos incentivar a importância do aleitamento e da doação”, completa Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Saúde da Criança da SMS.

O leite arrecadado no posto de coleta da URS Hamilton Falcão é encaminhado para o Hospital Universitário (HU) Dr. Alberto Antunes, onde é pasteurizado e destinado a crianças que estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades Semi-Intensivas (UCI).

O evento contou com representantes da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e da vereadora de Maceió, Olívia Tenório, parceiros da Saúde nas ações de aleitamento materno.

Demais ações da campanha:

09/08 (8h às 13h): Curso de manejo clínico do aleitamento materno (Auditório da SMS – Centro para enfermeiros e pediatras);

11/08 (9h às 17h) – Curso teórico prático de segurança alimentar no manuseio do leite humano (Auditório da HUPPA);

15/08 (9h): Ações de coleta e doação de leite humano na USF José Araújo Silva (Jacintinho);

23/08 (8h às 13h) – II Simpósio Municipal de Aleitamento Materno (Auditório Cesmac);

31/08 – Encerramento do Agosto Dourado no Saúde da Gente.

Fonte: Secom Maceió
Foto: Victor Vercant

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.