DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Dia Rosa contra o câncer de mama leva serviços de saúde ao Centro de Maceió

Compartilhe este artigo

Mutirão da campanha Maceió Rosa vai levar atendimento para mulheres em Maceió. (Foto: Divulgação/Secom Maceió).

A Campanha Maceió Rosa vai realizar na próxima sexta-feira (23) o Dia D de combate ao câncer de mama. A ação vai acontecer no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, das 8h às 13h., e contará com serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Maceió e e parceiros.

Com o tema “O cuidado é transformador”, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão disponibilizar encaminhamentos para a realização de mamografias para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, faixa etária priorizada pelo Ministério da Saúde.

Além disso, quem comparecer ao local também terá acesso à aferição de pressão arterial e ao teste de glicemia, bem como informações sobre os cuidados relacionados à importância do exame precoce na detecção do câncer de mama.

Quem for participar das ações do Dia D deve se atentar ao uso obrigatório de máscara e ao distanciamento social devido à pandemia de Covid-19. Nesta edição, alguns serviços, como os testes rápidos (Sífilis, Hepatite e HIV), não serão ofertados para evitar aglomeração.

Como parte do esforço dos protocolos de atenção e cuidados contra o coronavírus, a Prefeitura de Maceió precisou adaptar a programação do Maceió Rosa 2020. A conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama tem sido realizada especialmente nas unidades de saúde e por meio da internet.

Segundo a assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Marina Toledo, a Diagnose, prestadora de serviço, irá fazer a marcação dos encaminhamentos.  “O público-alvo dentro da faixa etária não precisa ter nenhum exame preventivo para acesso à mamografia. A mulher que for já vai sair do Centro com o dia de realização do exame. Lembrando que o câncer de mama, se descoberto no início, tem 60% de chances de cura, o que torna imprescindível a realização da mamografia anualmente”, enfatizou.

Maceió Rosa

A Campanha Maceió Rosa teve início em 2014 e é uma ação educativa e de saúde pública da Prefeitura de Maceió, cujo objetivo é falar sobre a relevância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A iniciativa é uma alusão ao Outubro Rosa e promove, entre outros serviços, a realização de exames de mamografia para mulheres da faixa etária de 50 a 69anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde.

Além disso, a campanha garante apoio a instituições não governamentais atuantes na rede de atenção às mulheres com câncer de mama. Este ano, participam as ONGs Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer.

Campanha busca levar a conscientização sobre a prevenção contra o câncer de mama. (Imagem: Divulgação/Secom Maceió).

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.