Com o intuito de averiguar como é feito o descarte de resíduos gerados por estabelecimentos comerciais, as equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estiveram na Avenida Amélia Rosa, localizada na Jatiúca, na noite da última quinta-feira (18) notificando possíveis infratores para que se adequem as medidas estabelecidas pelo órgão em relação a limpeza urbana da capital.
Além da fiscalização, equipes de educação ambiental da Superintendência também acompanharam o serviço e puderam orientar cidadãos que transitavam pela região ou faziam o consumo de produtos em comércios da localidade, falando sobre os locais e critérios para o despejo adequado do lixo. Jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na cidade, deram apoio aos servidores da Prefeitura. Ao todo, cerca de 30 pessoas fizeram parte da ação.
O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, acompanhou a atividade de perto e afirmou o quão importante é fazer aliados na limpeza da cidade.
“Temos regras que devem ser seguidas, de acordo com nosso Código Municipal de Limpeza Urbana, e estamos cobrando isso dos responsáveis pela geração de grandes quantidades de resíduos. É essencial que os proprietários dos comércios da região entendam a importância de descartar corretamente seu lixo”, disse.
Outro que esteve no local, dirigindo a ação, foi o coordenador geral de fiscalização, Chrystiano Lyra.
“Essa é mais uma ação que realizamos em prol da limpeza da cidade. Vamos tornar isso rotina. Nossa intenção é tornar cada cidadão um aliado do poder público e combater as irregularidades que encontramos durante as fiscalizações”, afirmou.
Cláudio Antônio tem um comércio na Avenida Amélia Rosa e aprova esse tipo de ação na área. “Nós, que somos comerciantes, queremos que a avenida fique sempre limpa e receptiva para nossos clientes. Então, essas ações são de grande valia para que todos se adequem e possam preservar o local”, destacou.
A ação, que contou com o apoio da Guarda Municipal de Maceió, é a segunda realizada em uma semana. A previsão é que a Sudes realize mais ações desse tipo em localidades críticas que foram anteriormente mapeadas pelo órgão.
Fonte: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió