DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
13 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Desemprego atinge taxa recorde de 13,8% e afeta 13,1 milhões de pessoas no Brasil

Compartilhe este artigo

Essa é a maior taxa da série histórica iniciada em 2012. (Tomaz Silva/Agência Brasil).

A taxa de desocupação no Brasil no trimestre de maio a julho de 2020 ficou em 13,8%. A taxa representa o maior percentual da série histórica, que iniciou em 2012. Em relação ao trimestre anterior, corresponde alta de 1,2%. De fevereiro a abril tinha sido de 12,6%.

Ao comparar com o mesmo trimestre do ano passado (11,8%) são 2 pontos percentuais a mais de diferencia. A população desocupada chegou a 13,1 milhões de pessoas, o que significa aumento de 4,5% ou 561 mil pessoas a mais em relação ao mesmo período de 2019.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (30).

A população ocupada caiu para 82 milhões. É o menor contingente da série histórica da pesquisa.

A queda ficou em 8,1%, o que representa menos 7,2 milhões pessoas na comparação com o trimestre anterior, e 12,3% (menos 11,6 milhões) frente ao período de maio a julho de 2019.

O nível de ocupação também foi o mais baixo da série, atingindo 47,1%, caindo 4,5 pontos frente ao trimestre anterior e 7,6 pontos contra o mesmo trimestre de 2019.

De acordo com a analista da pesquisa Adriana Beringuy, o mercado de trabalho está em um cenário de avanço em relação à taxa de desocupação e interrompe um processo que vinha sendo observado desde 2017, no qual, à medida em que se aproximava da metade do ano, a tendência era de recuo dessa taxa.

“Estamos vivendo um momento de grande impacto no mercado de trabalho, o que mostra também a reversão de uma sazonalidade observada em anos anteriores”, analisa Adriana.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.