Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado pelo deputado estadual Davi Maia (DEM) na segunda-feira (23) na Central de Flagrantes, em Maceió, para denunciar a distribuição de jornais com conteúdo de procedência duvidosa contra o candidato a prefeitura da capital alagoana, JHC (PSB).
Segundo o parlamentar, os impressos estavam sendo distribuídos por apoiadores da campanha do candidato Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), que disputa o segundo turno com JHC. Maia disse que pretende levar o caso até o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, protocolando uma representação nesta terça-feira (24).
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado afirma que recebeu informações sobre a divulgação de um material com fatos falsos sobre JHC e pediu para que o irmão fosse averiguar.
O irmão de Davi, Marcelo Maia, flagrou a distribuição do “Jornal 15h” em um cruzamento da Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, e começou a filmar os envolvidos. A publicação trazia na capa uma foto de JHC e uma manchete o acusando de praticar crime eleitoral.
“Na hora que meu irmão estava filmando isso, chegaram três jagunços da campanha do 15. Iremos procurar todas as instâncias e vamos nos reunir com o secretário de Segurança Pública. Quero deixar bem claro: tudo o que acontecer com a minha família, com minha equipe e qualquer um dos meus é de responsabilidade de Alfredo Gaspar de Mendonça e de todos que fazem esta campanha suja do Alfredo”, afirmou Davi Maia.
O candidato JHC classificou a denúncia como grave e pediu a atenção das autoridades competentes para investigação. Afirmou ainda que esse tipo de movimento é explicado pela forma como os adversários fazem política, segundo ele, usando truculência e intimidação.
Nota de Alfredo Gaspar de Mendonça
Por meio de nota, a assessoria do candidato Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) disse que tomou conhecimento do assunto por meio das redes sociais e que a campanha é pautada com ações de forma transparente e limpa, usando os canais oficias de expressão.