DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Defesa Civil Estadual inicia mapeamento de áreas de risco em Maceió

Compartilhe este artigo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil iniciou o mapeamento das áreas de risco em Maceió, devido à proximidade do período de chuvas intensas. O trabalho começou, nesta quinta-feira (30), pelo Vale do Reginaldo, e foi acompanhado por equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, o trabalho de mapeamento em Maceió prossegue na próxima semana na Grota da Alegria, no Benedito Bentes, e em outras áreas que apresentem riscos de desmoronamento de barreiras e enchentes no período de chuvas.

“A situação é preocupante, principalmente em Maceió, onde o solo já se encontra encharcado, e há previsão de fortes chuvas, principalmente a partir de maio. Inclusive, já houve registro de desmoronamento essa semana no Benedito Bentes, o que é um sinal de saturação do solo”, explicou o coordenador-geral da Defesa Civil Estadual.

Coronel Moisés ressaltou a importância de as Defesas Civis Municipais apresentarem o georreferenciamento das áreas de risco, para que as equipes saibam onde ficam as entradas da grota e facilitem assim o trabalho das equipes de resgate. “A população, inclusive, já está sendo orientada a informar essas entradas ao acionar as equipes da Defesa Civil”, salientou.

A necessidade de elaboração dos planos de contingência, pelas Defesas Civis Municipais, também foi lembrada pelo coronel Moisés, uma vez que os desastres acontecem nos municípios, aos quais cabe tomar as primeiras providências para resgatar e alojar as pessoas desabrigadas. “É importante que os municípios tenham previamente os locais de evacuação e onde vão alojar as pessoas desabrigadas, além do quantitativo de pessoal para atuar em casos de desastres”, salientou Moisés Melo. “Caso os municípios não tenham condições de dar essa assistência, então, a Defesa Civil Estadual entra para dar esse suporte”, acentuou.

A Defesa Civil Estadual vem investindo nas capacitações das Defesas Civis municipais. Essas capacitações já foram realizadas com os municípios das regiões Sul, Norte, Vale do Mundaú, e será feita ainda na região do Vale do Paraíba. “Iremos realizar também uma capacitação com todas as coordenações municipais, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió”, adiantou.

As próximas vistorias a serem realizadas, além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Maceió, deverão contar com a participação de outros órgãos das esferas estadual, municipal e federal, que também  atuam nos momentos de desastres, a exemplo do Exército.

O coordenador da Defesa Civil Municipal de Maceió, Abelardo Nobre, ressaltou que o mapeamento das áreas de risco é fundamental para tomadas de medidas preventivas que reduzam os danos que poderão ocorrer por causa das chuvas.

Fonte: Agência Alagoas
Foto: Agência Alagoas

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.