Uma criança de 8 anos com síndrome de Down e mais quatro pessoas morreram em decorrência de complicações da Covid-19 em Alagoas, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado neste sábado (11), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ao todo, o estado já soma 6.131 óbitos.
Em relação aos casos confirmados, Alagoas contabilizou mais 116 pessoas infectadas, chegando ao total de 237.119. Do total de casos ativos, 516 estão em isolamento domiciliar. Outros 230.219 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e foram considerados como recuperados da doença. Ainda há 3.916 casos em investigação.
Em relação ao quadro total de óbitos, oito deles eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, tendo como vítimas seis homens e duas mulheres. Dos 6.123 óbitos de pessoas residentes em Alagoas, 3.386 eram do sexo masculino e 2.737 do sexo feminino. Eram 2.666 pessoas que residiam em Maceió e as outras 3.457 moravam no interior, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
Das cinco mortes confirmadas em 24h, dois eram de pessoas que residiam na capital alagoana e três no interior. As vítimas de Maceió eram duas mulheres de 43 e 64 anos. A mulher de 43 anos não tinha comorbidades e morreu no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe; e a mulher de 64 anos não tinha comorbidades e morreu no Hospital Vida, em Maceió.
Já no interior, um homem de 69 anos e mais duas mulheres, sendo uma criança de 8 anos e um jovem de 38 anos, faleceram. O homem de 69 anos, morava em Novo Lino, era hipertenso, diabético e morreu no Hospital da Mulher (HM), em Maceió; a garota de 8 anos, era de Arapiraca, tinha cardiopatia congênita, Síndrome de Down e morreu no Hospital da Mulher (HM), em Maceió; e a jovem de 38 anos, morava em Delmiro Gouveia, não tinha comorbidades e morreu no Hospital Chama, em Arapiraca.
Dos 538 leitos criados para atender pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 93 estavam ocupados até as 16 horas da sexta (10), o que corresponde a 17% do total. Atualmente, 50 pacientes estão em leitos de UTI, dois ocupando leitos Intermediários e 41 em leitos de Enfermaria.
Fonte: GazetaWeb
Rayssa Cavalcante