A disputa política entre o senador por Alagoas, Renan Calheiros (MDB), e o vice-governador, Luciano Barbosa (sem partido), ganhou destaque na imprensa nacional. O portal de notícias UOL publicou neste domingo (1º) uma reportagem que detalha todo o confronto dentro do MDB alagoano que também vai impactar nas eleições de 2022 no estado.
Luciano foi expulso do MDB de Alagoas após ir contra Renan e se colocar como candidato a prefeitura de Arapiraca. Segundo a aliados, os Calheiros já estão pensando nas eleições de 2022 e Barbosa atrapalhou os planos da família no estado.
Mesmo sendo o favorito na disputa pela prefeitura de Arapiraca, o diretório estadual do MDB, comandado por Renan, pediu à Justiça Eleitoral o indeferimento da candidatura.
A decisão em 1º instância, do dia 25 de outubro, foi favorável ao pedido, mas Luciano Barbosa recorreu nos tribunais superiores e continua com a campanha a todo vapor.
Barbosa foi um aliado de primeira linha dos Calheiros em Alagoas, tanto que foi escolhido como vice de Renan Filho em 2014 e em 2018. Foi, inclusive, secretário de Educação em boa parte dos dois governos.
Nos bastidores, a ideia dos Calheiros é que Renan Filho concorra ao senado em 2022, vaga que hoje é ocupada por Fernando Collor (PROS).
Procurados pelo UOL, Barbosa e os Calheiros não quiseram se manifestar.