DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
7 de setembro de 2024
Search
Close this search box.

Comando da Aviação de Alagoas lança campanha para combater uso de laser contra aeronaves

Compartilhe este artigo

Apontamento de lasers para aeronaves prejudica o trabalho dos pilotos da corporação.

 Apontar lasers para aeronaves é uma prática criminosa que pode causar acidentes graves. Esse é o alerta feito pela pelo Comando de Aviação do Estado (Comave), pertencente à Secretaria de Estado da Segurança Pública, que busca combater essa brincadeira perigosa, que está representando um risco à vida dos integrantes da corporação.

Lesão ocular, distração e ofuscamento da visão do piloto e copiloto são alguns dos perigos provocados pelo direcionamento dessas luzes, principalmente durante voos noturnos, quando a condução da aeronave requer atenção redobrada.

Segundo o Major Felipe Dórea, coordenador de ensino do Comave, o direcionamento das ponteiras de raio lazer também representam um risco potencial para o desempenho das operações aéreas.

“Quando estamos voando, principalmente durante operações policiais, precisamos manter a concentração total, o que se torna mais difícil com essas luzes, que dispersam nossa atenção. Esses lasers tem nos preocupado, pois representam um risco para a nossa segurança. Existem relatos, não só em Alagoas, mas em todo o país, de ocorrências com essas luzes que quase levaram a acidentes graves”, alerta.

Devido aos danos potenciais, o  artigo 261 do Código Penal Brasileiro  prevê pena de dois a cinco anos de prisão para quem praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea. Em caso de acidente aéreo, a pena sobe para 12 anos de reclusão.

O cidadão que flagrar o uso irregular do laser pode denunciar através do 190 da Polícia Militar, ou no Disque-Denúncia, através do número 181, do site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br ou no aplicativo Disque-Denúncia AL, disponível para download nas lojas Google Play Store, para sistema Android, e Apple App Store, para iOS.

Redação IO
Ascom PMAL
Paula Berle
Foto: Igor Lessa

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.