O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro avisos de chuva para Alagoas nesta quarta-feira (22), válidos até a quinta (23). A previsão é de um volume acima de 100 milímetros/dia, o dobro do que os meteorologistas classificam como chuva muito forte. Há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encosta
O alerta mais grave, de cor vermelha e grau de severidade de grande perigo, é valido para cidades que vão desde o Sertão, passando pelo Agreste, Zona da Mata, Região Norte, Litoral Norte e Região Metropolitana de Maceió.
É esse aviso de cor vermelha que alerta para a possibilidade de as chuvas ultrapassarem os 100 mm.
Chuvas podem superar 100 milimetros em 24 horas nessa área em vermelho, inmet — Foto: Inmet
O segundo alerta mais grave é de cor laranja, classificado como perigo, que alerta para a possibilidade de chuvas que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas.
Esse aviso laranja foi emitido para a mesma área do estado que está sob alerta vermelho e mais alguns municípios do Agreste.
Chuvas podem atingir os 100 milímetros em 24 horas nessa área em laranja, Inmet — Foto: Inmet
Os outros dois avisos, de cor amarela e classificados como perigo potencial, são válidos para as regiões Sertão, Sertão do São Francisco e para toda a extensão do leito do Rio São Francisco, até o Litoral Sul de Alagoas.
Alerta amarelo é válido para toda região do Rio São Francisco de Alagoas — Foto: Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia
- Observe alteração nas encostas
- Permaneça em local abrigado
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
Caso os moradores dessas regiões julguem estar em uma situação de risco eles podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no telefone 193.
Alto Sertão de Alagoas também teve alerta emitido pelo Inmet — Foto: Inmet
Fonte: g1
Erik Maia
Fotos: Inmet