DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Campanha Nacional de Multivacinação começa na segunda-feira (5)

Compartilhe este artigo

A prioridade será a prevenção do sarampo e da poliomielite. (Marcelo Camargo/Agência Brasil).

A Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde vai começar na próxima segunda-feira (5) e vai até o dia 30 de outubro. Segundo o governo federal, o foco vai ser na atualização das cadernetas infantis, com a prioridade de prevenir a poliomielite e o sarampo.

Lançada na sexta-feira (2), o objetivo da campanha é imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças.

Doenças

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Já a poliomielite também é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças com menos de 4 anos, também pode ocorrer em adultos.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, mas cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes. A doença não tem tratamento específico e deve ser evitada através da vacinação.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.