
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS) até o dia 31 de outubro.
A decisão foi tomada após cinco estados apresentarem casos confirmados nos últimos 90 dias e o vírus se manter ativo em outras 21 unidades da federação, além do grande número de pessoas ainda suscetíveis por não estarem imunizadas. Em Maceió, a vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde.
Atualmente, a Campanha se encontra na 4ª etapa e teve início no dia 03 de agosto tendo como público-alvo as pessoas de 20 a 49 anos de idade, onde todos dessa faixa etária deverão receber uma dose adicional da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).
A vacina é contraindicada para gestantes e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a neomicina ou a algum dos componentes da vacina.
Prevenção
O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa, podendo ser grave e causar o óbito em alguns casos. A transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas. Os sintomas mais comuns são febre alta, acima de 38,5°C, exantema (erupções vermelhas na pele), tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pontos brancos amarelados na mucosa oral).
As autoridades sanitárias alertam que quem estiver com sintomas respiratórios ou febre não deve buscar a vacinação. Nesse caso, é preciso respeitar o período de 14 dias de isolamento e, após isso, estarem há pelo menos três dias sem sintomas.