DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
3 de outubro de 2023

Campanha de vacinação contra o sarampo segue até 31 de outubro

Compartilhe este artigo

Vacinação é destinada às pessoas de 20 a 49 anos. (Ascom/SMS)

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS) até o dia 31 de outubro.

A decisão foi tomada após cinco estados apresentarem casos confirmados nos últimos 90 dias e o vírus se manter ativo em outras 21 unidades da federação, além do grande número de pessoas ainda suscetíveis por não estarem imunizadas. Em Maceió, a vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde.

Atualmente, a Campanha se encontra na 4ª etapa e teve início no dia 03 de agosto tendo como público-alvo as pessoas de 20 a 49 anos de idade, onde todos dessa faixa etária deverão receber uma dose adicional da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A vacina é contraindicada para gestantes e pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a neomicina ou a algum dos componentes da vacina.

Prevenção

O sarampo é uma doença viral extremamente contagiosa, podendo ser grave e causar o óbito em alguns casos. A transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Também tem sido descrito o contágio por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como escolas, creches e clínicas. Os sintomas mais comuns são febre alta, acima de 38,5°C, exantema (erupções vermelhas na pele), tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pontos brancos amarelados na mucosa oral).

As autoridades sanitárias alertam que quem estiver com sintomas respiratórios ou febre não deve buscar a vacinação. Nesse caso, é preciso respeitar o período de 14 dias de isolamento e, após isso, estarem há pelo menos três dias sem sintomas.

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.