DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de fevereiro de 2024

Câmara de Maceió aprova PL que prorroga isenção do IPTU e reduz ISS até dezembro 2028

Compartilhe este artigo

O plenário da Câmara de Vereadores de Maceió aprovou por unanimidade a prorrogação da isenção do IPTU e a redução do ISS até 30 dezembro de 2028. O texto que altera a Lei 6.900/19 beneficia moradores e empresas afetadas pelo afundamento do solo provocado pela atividade de mineração da Braskem. A lei garante que o morador das áreas atingidas assegure o direito para o seu CPF, para onde for morar, ou CNPJ no caso das empresas para onde se mudaram.
A matéria foi publicada no Diário Oficial do Município na edição desta quarta-feira (6). O próprio prefeito JHC (PL) divulgou o encaminhamento da matéria para a Casa de Mário Guimarães.
Durante a sessão o primeiro secretário e vereador Marcelo Palmeira (PSC) fez o pedido para a inclusão do projeto na Ordem do Dia. A vice-presidente vereadora Silvania Barbosa (MDB) indicou o vereador Leonardo Dias (PL) como relator e colocou a matéria em pauta.
O líder do governo, vereador Chico Holanda (MDB) fez o pedido verbal para a apreciação da matéria em regime de urgência. Assim garantiu o seu encaminhamento para a elaboração de parecer, discussão e votação em plenário.
Com essa medida, assim como em outras oportunidades, os parlamentares garantiram celeridade para ser sancionado ainda esta semana e beneficiar os atingidos.
“Essa lei é consequência também de uma indicação e conversas que mantivemos com a Secretaria Municipal da Fazenda para viabilizar o funcionamento das empresas e pequenas empresas. E, agora, não somente vai ser prorrogado como terá uma área ampliada pois incluirá também os empresários da Chã de Bebedouro”, disse o relator vereador Leonardo Dias.
Outros
Leonardo Dias (PL) também conseguiu apoio para aprovar, em regime de urgência, projeto que impede a liberação de lincenças ambientais para a construção de prédios para a exploração de atividade econômica até a publicação do Plano Diretor.
O Executivo também encaminhou para apreciação em votação em regime de urgência um projeto que prevê a criação de um programa de recuperação fiscal para facilitar o pagamento de dívidas tributárias junto ao município de Maceió.
O projeto visa ampliar a arrecadação municipal incluindo pessoas e empresas que enfrentaram problemas econômicos e por esta razão ficaram inadimplentes com o fisco municipal.
Fonte: Redação IO
Ascom Dicom CMM

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.