Compartilhamento temporário de pista entre Aeronáutica e Fraport gera adaptações e possíveis renegociações contratuais.
Na manhã desta segunda-feira (27.05), a Base Aérea de Canoas testemunhou o pouso histórico do primeiro voo comercial enquanto o Aeroporto Salgado Filho permanece fechado. Vindo de Congonhas, São Paulo, o Airbus A320 aterrissou com 173 passageiros.
Quatro ônibus, contratados pela Fraport, aguardavam no local para transportar os passageiros até o Park Shopping Canoas, distante aproximadamente cerca de 4 quilômetros, onde se completaria o procedimento de desembarque.
Este novo protocolo será seguido nas próximas semanas, com compartilhamento das operações da Aeronáutica e da Fraport.
No shopping, 174 passageiros já estavam prontos para embarcar nos ônibus e serem conduzidos de volta à Base Aérea de Canoas (RS). À tarde, o processo se repetirá com um voo da Latam vindo de Guarulhos.
A partir de 1º de junho, as companhias Azul e Gol também iniciarão suas operações em Canoas, com o número de voos ajustado de acordo com a demanda.
A Fraport comunicou à Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) a necessidade de renegociar o contrato de concessão, cujos ajustes serão determinados após uma análise dos investimentos necessários para a recuperação do aeroporto Internacional Salgado Filho (POA).
A Fraport mantém um contrato de 25 anos com o governo federal, podendo ser estendido por mais cinco anos. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reconhece a necessidade de revisão do contrato.
Redação IO
Fotos: Reprodução
Metrópoles / Agência Brasil