A partir da próxima segunda-feira (26), vão estar autorizados a funcionar cursos do ensino superior, pré-vestibular, profissionalizantes, técnicos, além dos cursos de línguas estrangeiras e de formação para servidores públicos. O novo decreto, anunciado na quarta (21) pelo governador Renan Filho, foi publicado no Diário Oficial desta quinta (22).
As visitas no sistema prisional e a práticas esportivas coletivas ao livre e em academias, desde que realizadas em pequenos grupos, também foram liberadas pelo governo. A pandemia de Covid-19 motivou a suspensão dessas atividades.
Segundo Renan Filho, a decisão foi tomada após analisar os números atualizados de Alagoas no combate à pandemia e identificar condições epidemiológicas favoráveis para iniciar os avanços na área da educação.
“Primeiro vamos verificar o impacto do retorno às aulas para adultos para, a partir daí, definir os caminhos para os jovens e para as crianças. Não dá para retornar com as crianças agora porque elas têm menos condições de discernir a respeito das medidas preventivas e da necessidade de distanciamento social”, justificou o governador.
O decreto também possibilita aos municípios a liberação ou não do retorno das aulas presenciais para adultos. “Aquele prefeito que achar que não deve voltar nesse momento, pode entrar em contato com o Governo do Estado para que a gente observe a situação específica”, disse Renan Filho.
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, ressaltou que a decisão para a volta das aulas presenciais foi tomada após ouvir e dialogar com a ciência, a sociedade e representantes da educação.
“Nossos decretos e decisões conjuntas comandadas pelo governador Renan Filho foram elaborados muita calma. Ouvimos por um longo período o segmento da educação. Estivemos com o sindicato da rede privada, com o Conselho de Educação, com os diretores de várias escolas e com a rede pública estadual”, detalhou.