DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
25 de maio de 2024
Search
Close this search box.

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021-2022

Compartilhe este artigo

Arthur Lira recebeu 302 votos (Foto: Reprodução/Youtube/TV Câmara)

O deputado alagoano Arthur Lira (PP) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (1º) para o biênio 2021-2022. A sessão para a escolha do novo presidente estava marcada para 19h, mas começou cerca de 40 minutos atrasada e terminou por volta das 23h30. A eleição para os cargos da Mesa Diretora vai ser realizada na terça (2).

Com 302 votos, Lira derrotou seu principal concorrente ao cargo, o deputado Baleia Rossi (MDB), que teve 145 votos (Confira como ficou o placar da eleição ao final do texto).

Em seu discurso após ser eleito, Lira lembrou das vítimas da Covid-19 e pediu um momento de silêncio no Plenário.

“Quero servir ao meu país, a esta instituição, ao povo brasileiro com a minha melhor dedicação, sobretudo nesse momento de enorme angústia e enorme aflição. Tenho certeza que esta Casa encontrará os pontos mínimos, comuns, para, juntamente com os demais poderes, ajudar o povo brasileiro enfrentar os traumas e as dores da pandemia”.

Lira defendeu ainda a imunização dos brasileiros e ressaltou que irá dialogar de forma transparente e coletiva.

“Temos que examinar como fortalecer a nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio de nossas contas públicas e dialogar com a sociedade um mercado de forma transparente para que haja uma compreensão do que é possível e não é possível fazer”, falou Lira.

Durante sua campanha, que foi lançada em dezembro de 2020, Lira contou com o apoio de Jair Bolsonaro. A candidatura do novo presidente do Legislativo brasileiro foi registrada em bloco partidário e também teve o apoio dos partidos  PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante.

Já o deputado Baleia Rossi, que também teve sua candidatura registrada em bloco, teve o apoio de Rodrigo Maia (DEM) e dos partidos PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PC do B, Cidadania, PV e Rede.

A votação ocorreu de forma presencial e secreta. Segundo a Câmara dos Deputados, 21 urnas eletrônicas foram distribuídas pelo Plenário Ulysses Guimarães e pelos salões Verde e Nobre da Casa.

A eleição passou até nove candidatos até o início da sessão. Além dos oito que já haviam declarado a intenção de concorrer à cadeira presidencial da Câmara, o deputado Kim Kataguiri (DEM) registrou sua candidatura. Porém, depois de iniciar a sessão, o deputado Alexandre Frota decidiu retirar sua candidatura e apoiar Rossi.

Durante a sessão no Plenário, cada candidato teve o direito de discursar por dez minutos para apresentar suas propostas. A ordem de discurso foi definida em sorteio.

Mesa Diretora

Nessa sessão, os novos membros da Mesa Diretora também deveriam ser escolhidos por meio de votação. Contudo, o primeiro ato de Arthur Lira como presidente foi anular o registro dos blocos parlamentares.

Segundo ele, o prazo para registro do bloco do PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PC do B, Cidadania, PV e Rede não foi respeitado. Por isso, será necessário haver uma nova eleição para os demais cargos da Mesa Diretora.

Os registros de candidaturas devem ser feitos até as 13h de terça (2). A votação será às 16h do mesmo dia.

Além do presidente, a Mesa Diretora é composta por dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Cada deputado registrou, de uma só vez, 11 votos na urna eletrônica.

Veja o resultado da eleição para presidente da Câmara:

  • Arthur Lira (PP) – 302 votos
  • Baleia Rossi (MDB) – 145 votos.
  • Fábio Ramalho (MDB) –  21 votos;
  • Luiza Erundina (Psol) – 16 votos;
  • Marcel van Hattem (Novo) – 13 votos;
  • André Janones (Avante) – 3 votos;
  • Kim Kataguiri (DEM) – 2 votos;
  • General Peternelli (PSL-SP) – 1 voto.
  • Foram registrados 2 votos em branco

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.