DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de março de 2024

Artesão alagoano Jasson é homenageado em exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’

Compartilhe este artigo

02-05-2019 Mestre Jason (FB)007.jpg

Artesão alagoano Jasson é homenageado em exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’
Exposição será iniciada a partir do dia 2 de dezembro e acontece com o apoio da Sedetur.
Com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, a exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’, realizada pelo Museu Théo Brandão, vai celebrar a trajetória e a arte do artesão Jasson. Do dia 2 de dezembro até o dia 2 de fevereiro de 2022, a exposição acontece na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Maceió.

Na abertura da mostra, o artesão será consagrado com o Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular de 2021, que na sua 14ª edição, homenageia o artista popular, que possui suas obras consideradas patrimônio cultural e arquitetônico.

Nascido e criado na cidade de Belo Monte, no sertão alagoano, Jasson se consagrou como um dos artesãos mais populares de Alagoas. Agora, na sua primeira exposição individual, cadeiras, carrancas e esculturas serão algumas das peças exibidas na mostra.

Uma intervenção da artista visual Ser’tão vai compor a exposição, que tem a curadoria de Renan Quevedo. A mostra, apoiada pela Sedetur, é realizada pelo Museu, pela CBTU e pelo Projeto Novos para Nós.

Para a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur e coordenadora do programa Alagoas Feita à Mão, Daniela Vasconcelos, o prêmio Gustavo Leite possui uma importância ímpar para celebrar a arte alagoana.

“É uma honra apoiar o prêmio Gustavo Leite, um prêmio concedido pelo museu Théo Brandão há muitos anos.  Esse ano, o artista vencedor do ano é o Jasson, um grande artista popular que vem se destacando nos últimos quatro anos, e esse é mais um prêmio que reconhece o talento e a peculiaridade das obras que ele realiza. Não é a primeira vez que um artesão apoiado pelo Alagoas Feita À Mão é reconhecido e nós temos mais uma vez o artesanato e a arte popular alagoana sendo contemplados”, destaca.

A exposição é gratuita e ficará aberta de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h, na Estação Ferroviária, sede da CBTU, no Centro de Maceió, próximo à Praça dos Palmares. Serão adotados todos os protocolos de segurança com relação à covid-19.

Serviço:
O quê: Exposição O sol nasce para todos
Abertura: 2 de dezembro, às 19h30
Quando: Até 2 de fevereiro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h

Onde: CBTU – Rua Barão de Anadia – 121, Centro
Texto de Isabella Padilha
Fotos: Divulgação

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.