DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
27 de maio de 2022

Arquivo Público de Alagoas celebra 60 anos com chá de memória especial nesta terça feira (21)

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Renata Bertolino

O Arquivo Público de Alagoas (APA) completará no próximo dia 30 de dezembro 60 anos de fundação. E para celebrar a data será realizado o 40° Chá de Memória, nesta terça-feira (21), na sede do APA, no Jaraguá.

O evento retoma os periódicos encontros culturais que aproximam a sociedade com a história e a cultura alagoana.

Nesta edição especial do sexagenário da instituição, o clima será de confraternização. A anfitriã desse encontro será a superintendente Wilma Nóbrega, que convidou o professor Sávio Almeida e o jornalista Enio Lins para apresentarem suas vivências no APA e a importância de preservar e valorizar o acervo documental administrativo e cultural de uma sociedade.

“Convidamos o professor Sávio Almeida, porque além de ser doutor em história, mestre em educação e escritor, é uma grande referência no que tange à história de Alagoas e suas origens étnicas. Em nossa biblioteca, por exemplo, temos uma dezena de títulos do professor, cuja pesquisa foi feita aqui, ou seja, o APA e o professor Sávio têm uma relação bem estreita.

Por isso vamos aproveitar este momento também para reverenciá-lo com um ato simbólico, no qual vai autografar suas obras que hoje são fontes de pesquisa essenciais aos estudantes e um legado intelectual para futuras gerações”, destaca Wilma Nóbrega.

Outro tema desta edição do Chá de Memória é a imprensa, que detém um papel fundamental para preservação da história de uma sociedade.

Não à toa, um dos espaços mais acessados do Arquivo Público de Alagoas é a hemeroteca. Com mais de mil periódicos, que datam desde o século XIX ao fim dos anos de 1990, a coleção reúne registros impressos e digitalizados de atos governistas e oposicionistas, que testemunharam a evolução da democracia em Alagoas. E é nessa seara que o jornalista Enio Lins, que atuou como editorialista e chargista na Gazeta de Alagoas, foi secretário de Cultura e de Comunicação no Estado (atual) vai conversar com o público.

A solenidade contará ainda com atração cultural e uma sessão de autógrafos com autores alagoanos. Os participantes deverão confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (82) 9 8801-3509 porque as vagas são limitadas, para atender as determinações sanitárias de distanciamento social, assim como será obrigatório o uso de máscaras.

Serviço:

40° Chá de Memória – Arquivo Público de Alagoas – A Casa da Sua História há 60 anos

Quando: terça-feira- 21 de dezembro de 2021

Onde: Sede do Arquivo Público de Alagoas – Rua Sá e Albuquerque. S/N – Jaraguá – Maceió-AL

Hora: 19h

Fonte: Secom AL
Renata Bertolino
Foto: Divulgação

 

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© 2020-2021 Imprensa Online – Todos os direitos reservados

Desenvolvido Por