DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
24 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Arapiraca volta a receber equipe volante do Hemoal para coleta de sangue nesta terça (05)

Compartilhe este artigo

Unidade Móvel do Hemoal estará na praça Marques da Silva, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Além de receber doações de sangue em seus postos fixos, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará coleta itinerante nesta terça-feira (5). A ação vai ocorrer na praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue, segundo o Ministério da Saúde (MS), é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos, e idade entre 16 a 69 anos de idade.

Quanto aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. Com relação aos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. Já os candidatos que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, ficam impedidos de doar sangue.

“É necessário que os voluntários evitem o consumo de alimentos gordurosos e devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação. No caso das mulheres, o impedimento ocorre apenas se estiverem grávidas ou amamentando”, frisou a supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes.

E ainda conforme o MS, os voluntários que desejam doar sangue também não podem ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para repetir o procedimento, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de três meses e os homens de dois meses.

Fonte: Ascom Sesau
Josenildo Törres
Foto: Carla Cleto

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.