A comissão quer derrubar a anulação do concurso para que ele volte a correr normalmente. Caso isso não seja feito dessa forma, a comissão quer que aumente o prazo para utilização dos exames de saúde para os aprovados na nova prova objetiva e a devolução do valor para aqueles que não passarem ou caso não haja a prorrogação do prazo.
“O que a gente pede, a princípio, é uma suspensão do cancelamento do concurso. A nota da Seplag [Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio] mostra que o órgão usou os itens do edital que não convenceram a ninguém. As autoridades deram uma justificativa não plausível”, disse Emanuel Alves, aprovado no concurso.
Ainda conforme Alves, a Seplag mencionou um item do edital apontando que, se alguém for pego em qualquer momento fraudando concurso, esse candidato, exclusivamente, será eliminado. “Porém, o que foi feito dessa vez: as autoridades pegaram toda a equipe do concurso do CB e colocou tudo no mesmo ‘bolo’, como se todo mundo tivesse fraudado o concurso, o que não aconteceu”Aprovados no concurso dos Bombeiros provocam MP para que Governo de AL mantenha certame
Em conversa com a Gazetaweb, Chespton Macena, um dos aprovados do concurso, contou que o sonho dele é ser soldado do Corpo de Bombeiros. “Eu e meus colegas estamos sendo prejudicados por causa dos fraudadores. Confesso que fiquei sem chão quando recebi a notícia de que o concurso foi cancelado. Estava super feliz e me sentia realizado, porém, minha felicidade durou muito pouco”, disse.
O jovem disse, ainda, que largou o emprego para se dedicar aos estudos. “Já estava fazendo vários planos para 2022. Fiz, até, todos os exames que eram para ser entregues no dia 8 de novembro. Porém, fomos agraciados pela péssima notícia do cancelamento. Agora, tenho que voltar a estudar e espero que os candidatos aprovados, agora, saiam na frente no próximo concurso”.
Emanuel retratou que os aprovados querem inverter o ônus da prova. “Nós vamos provar que somos inocentes. A gente pede que as investigações continuem e que o Governo de Alagoas e a SSP [Secretaria de Segurança Pública] esperem as investigações serem concluídas. Fomos [os aprovados] até na DEIC, porém, a delegacia informou que foi pega de surpresa com a decisão do cancelamento imediato do concurso. O Corpo de Bombeiros também deu a mesma resposta. Esperamos que alguém anule esse ato de anular o concurso”.
Os candidatos assinaram um termo em que se comprometem e aceitam que autoridades quebrem o sigilo das suas contas bancárias e telefônicas. “Estamos disponibilizando para a DEIC e SSP o livre arbítrio para que esses órgãos investiguem nossas contas bancárias, telefônicas e computadores. Vamos provar que somos inocentes”, reforçou Emanuel.
órgãos investiguem nossas contas bancárias, telefônicas e computadores. Vamos provar que somos inocentes”, reforçou Emanuel.
Clariza Santos com Greyce Bernardino
Fotos: Greyce Bernadino