DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
4 de fevereiro de 2025

Após Conitec aprovar, uso do Paxlovid no SUS vai para consulta pública

Compartilhe este artigo

Contribuições na consulta pública poderão ser feitas no site da Conitec

O Paxlovid, antiviral fabricado em pílulas pela Pfizer contra a Covid-19, está um passo mais perto de ser disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento recebeu parecer inicial favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável pela avaliação.

Em reunião nessa terça (12/4), a comissão encaminhou o Paxlovid ao próximo estágio para inclusão ao sistema público de saúde, que é a consulta pública. Com duração de dez dias, o processo começa a partir do momento em que sair a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

As contribuições na consulta pública poderão ser feitas no site da Conitec. O medicamento teve o uso emergencial aprovado em 30 de março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O antiviral é uma junção do nirmatrelvir e ritonavir. Pode indicado para tratamento da Covid em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para casos graves da doença.

Há pouco mais de uma semana, a pasta chancelou o uso do primeiro medicamento contra Covid no SUS. O baricitinibe será disponibilizado para tratamento de pacientes adultos, hospitalizados, que necessitem de oxigênio por máscara ou cateter nasal.

Ele já é utilizado pelo governo para tratamento de artrite reumatoide.

Fonte: Gazeta Web
Metrópoles
Foto: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.