DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
14 de janeiro de 2026

Após ataques contra civis, Biden chama Putin de “criminoso de guerra”

Compartilhe este artigo

“Ele está bombardeando hospitais, escolas… É muito triste. Os russos estavam mantendo pacientes e médicos reféns”, declarou Biden

Biden declarou que não está vendo a Rússia tomar nenhuma ação para diminuir os ataques

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reagiu com indignação aos ataques contra civis ucranianos e chamou o líder russo, Vladimir Putin, de “criminoso de guerra”.

Na tarde desta quarta-feira (16/3), após anunciar ajuda financeira e militar para o governo ucraniano, o presidente norte-americano foi questionado por repórteres sobre os desdobramentos da guerra e o comportamento de Putin.

“Ele é um criminoso de guerra”, esbravejou. Minutos antes, Biden anunciou ajuda financeira e militar para a Ucrânia, país que enfrenta o 21º dia de guerra. O governo dos EUA doará o valor de US$ 800 milhões.

Biden declarou que não está vendo a Rússia tomar nenhuma ação para diminuir os ataques. “Putin quer a devastação da Ucrânia. Ele está bombardeando hospitais, escolas… É muito triste. Os russos estavam mantendo pacientes e médicos reféns em Mariupol”, lamentou o chefe da Casa Branca.

Após a participação de Biden, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, atendeu repórteres e contou: “O governo dos Estados Unidos não está vendo elementos que poderiam sugerir algum progresso nas negociações entre líderes russos e ucranianos”, frisou.

Na terça-feira (15/3), Biden sancionou um projeto de lei que destina US$ 13,6 bilhões ao governo ucraniano. Esse é mais um repasse para fortalecer a defesa do país, que vive um invasão russa desde 24 de fevereiro.

“Estamos mandando suprimentos para áreas afetadas”, declarou o norte-americano na ocasião.

Discurso de Zelensky

Horas antes, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez um discurso emblemático e em tom de ultimato na sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos. O chefe do país que vem sendo atacado pela Rússia voltou a pedir apoio internacional. Também avisou que a investida do presidente russo, Vladimir Putin, está cada vez mais violenta.

Em pronunciamento ao vivo, nesta quarta-feira (16/3), Zelensky detalhou o sofrimento da população ucraniana e repetiu que se o conflito não tiver um cessar-fogo, o mundo estará em risco. “Nunca pensamos em desistir de defender a Ucrânia”, frisou. O mandatário ucraniano defendeu a criação de uma “união de países que parem os conflitos rapidamente”.

A Ucrânia viveu mais uma madrugada de ataques massivos. “É uma ofensa brutal aos nossos valores humanos básicos. Tanques contra a liberdade de escolhermos o nosso futuro”, criticou.

Zelensky ainda citou o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 e o comparou com o ataque a Pearl Harbour, que foi usado como motivação para os Estados Unidos entrarem na 2ª Guerra Mundial. “Estamos vivendo isso todas as noites há três semanas em todas as cidades. A Rússia transformou o céu da Ucrânia em uma fonte de mortes. Eles já dispararam mil mísseis contra a Ucrânia”, frisou.

O ucraniano voltou a pedir uma zona de exclusão aérea no país. A medida proíbe que qualquer aeronave circule na região e permite o abatimento, em caso de desrespeito.

Zelensky agradeceu as sanções econômicas e a ajuda militar, financeira e humanitária. “Os Estados Unidos nos ajudaram a deter o agressor. Precisamos de mais restrições até que a máquina russa pare”, recomendou ao pedir que todos os políticos russos sofram sanções. Ele ainda pediu que todas as empresas norte-americanas saiam da Rússia.

É raro um líder de uma nação discursar em uma sessão conjunta do Congresso norte-americano. Antes de Zelensky, só Kamehameha, o rei do Havaí, e o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill fizeram declarações ao parlamento do país.

Fonte: Gazeta Web
Metrópoles
Foto: Jabin Botsford
Pool via AP

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.