DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
28 de abril de 2024
Search
Close this search box.

Alagoas registra aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave, revela FioCruz

Compartilhe este artigo

Alagoas registrou um aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme o Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado nesse sábado (15). De acordo com o indicador, o estado apresenta um nível forte, com probabilidade de crescimento de 95%.

“Praticamente todos os estados apresentaram sinal de crescimento entre 26 de dezembro e 1º de janeiro e de 2 a 8 de janeiro. , deixando claro que tal contexto é anterior às celebrações de final de ano, reforçando a importância dos alertas quanto aos cuidados necessários à época.

A manutenção da divulgação dos dados durante este período, certamente teria dado melhores condições para a população tomar decisões adequadas ao momento epidemiológico”, afirmou Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

O Boletim apontou, ainda, um aumento de 135% no número de casos da Síndrome no Brasil. O número de casos passou de 5,6 mil para 13 mil, entre as últimas três semanas de novembro e as três últimas semanas.

Foi observado um crescimento na faixa etária a partir de 10 anos, desde o final de novembro e início de dezembro até agora. Os dados laboratoriais apontam que esse aumento foi consequência tanto da epidemia de gripe quanto pela retomada do crescimento de casos de Covid, com o avanço da ômicron.

“A velocidade com que a Covid-19 se espalha entre a população cresceu, semanalmente, de 4% para 30%”, finalizou o pesquisador Marcelo Gomes.

Este é o primeiro boletim divulgado após mais de um mês em função do “apagão” no sistema do Ministério da Saúde, que inviabilizou o acesso aos dados sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil.

Fonte: Gazeta Web
Clariza Santos com agências
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.