DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
12 de julho de 2024
Search
Close this search box.

Alagoas em destaque nos novos painéis interativos da Agência Nacional do Cinema

Compartilhe este artigo

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou na última sexta-feira (28), no portal do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), dois novos painéis interativos que ampliam a transparência e a qualidade dos dados do setor audiovisual. A novidade destaca Alagoas com 72 produtoras e 117 agentes econômicos registrados.

Os painéis interativos têm como objetivo facilitar o acesso às informações sobre os agentes econômicos e a atividade de produção audiovisual no Brasil. Um dos painéis aborda os agentes econômicos da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro, enquanto o outro foca na atividade de produção das produtoras.

No painel de informações sobre agentes econômicos registrados na Ancine, os interessados podem navegar por nove abas de informações organizadas, como o número de agentes registrados, a evolução dos registros ao longo dos anos e a distribuição por município e região.

O painel interativo detalha também o quantitativo de agentes registrados em Alagoas. Ao todo, são 117 agentes econômicos registrados, dos quais 93 são independentes, sendo 72 produtoras independentes, 13 distribuidoras, 1 exibidora, 1 programadora e 1 empacotadora.

Dentre esses, 91 estão localizados em Maceió, 10 em Arapiraca, 3 em Atalaia, 3 em Teotônio Vilela, 2 em São Luís do Quitunde, e as cidades de Japaratinga, Junqueiro, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Passo de Camaragibe, Satuba e Viçosa têm 1 agente cada.

O segundo painel destaca a atividade de produção audiovisual e as produtoras brasileiras independentes. De forma inédita, o painel disponibiliza dados sobre a classificação de nível das produtoras independentes registradas na Ancine, mapeando os diferentes graus e estágios de atuação das empresas. As informações constam de duas abas interativas, nas quais os interessados podem consultar dados organizados.

Esse painel revela que Alagoas possui 72 produtoras classificadas como nível 1. Essa classificação certifica que essas empresas estão registradas na Ancine e têm capacidade para realizar produções audiovisuais, permitindo o acesso aos diversos mecanismos de fomento e incentivo disponíveis no Brasil, conforme previsto na Lei do Audiovisual e outros programas de apoio financeiro. Essa regularização garante que as produtoras operem de maneira profissional e regulamentada no mercado audiovisual.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, comentou sobre a importância dessa iniciativa para o estado. “A publicação desses novos painéis interativos pela Ancine é um marco para a transparência e o desenvolvimento do setor audiovisual em todo o Brasil. Essa ferramenta será fundamental para nortear políticas públicas e fomentar ainda mais a nossa cultura e economia criativa”, disse.

“Os dados revelam um crescimento significativo ao longo dos anos em Alagoas, resultado dos investimentos do Governo de Alagoas e do Governo Federal no setor. As produções locais têm se destacado no cenário nacional e internacional, muitas delas com incentivo do Estado. Além disso, as capacitações realizadas com o apoio do Governo Estadual também têm sido essenciais para preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho em crescimento”, destacou.

Painel de Agentes Econômicos e o Painel de Produtoras Brasileiras Independentes e Classificação de Nível serão atualizados mensalmente e os dados são provenientes do Portal de Dados Abertos. A organização das informações e as abas dos painéis serão constantemente aprimoradas, incluindo contribuições dos usuários.

Redação IO
Ascom Secult
Daniel Borges
Foto: Renata Baracho

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.