DÓLAR HOJE:
Euro Hoje
25 de maio de 2024
Search
Close this search box.

Eleições 2020: candidatos a prefeito debatem propostas para Arapiraca

Compartilhe este artigo

Encontro foi realizado pelo portal 7Segundos na noite desta quinta-feira (12). (Imagem: Reprodução/7Segundos).

Na noite desta quinta-feira (12), o portal 7Segundos realizou um debate entre os candidatos que concorrem a prefeitura de Arapiraca nas eleições 2020. A três dias do pleito, esse foi o último encontro para a apresentação e discussão das propostas para o município.

O debate foi dividido com seis blocos, alguns com perguntas feitas por meio de sorteio e outras realizadas e respondidas diretamente entre os candidatos. No sexto e último bloco, cada participante teve quatro minutos para fazer as considerações finais, em ordem definida por sorteio.

Estiveram presentes no debate os candidatos: Cláudio Canuto (Patriota), Hector Martins (Cidadania), Lindomar Ferreira (PSOL) e Luciano Barbosa (MDB). Já Fabiana Pessoa (Republicanos), Gilvânia Barros (Solidariedade) e Tarcizo Freire (Progressistas) não participaram do encontro.

A candidata Gilvânia Barros havia confirmado presença no encontro, mas afirmou de última hora que não poderia ir por incompatibilidade na agenda. Fabiana Pessoa e Tarcizo Freire não apresentaram uma justificativa para a ausência. Nas pesquisas eleitorais realizadas em Arapiraca, Fabiana e Tarcizo aparecem brigando pela segunda colocação. Já Gilvânia vem se mantendo na quarta posição do ranking.

Questionado sobre a saúde do município, o candidato Luciano Barbosa ressaltou a importância ao sistema público. “Eu sou daqueles que advogam pelo SUS. O Sistema Único de Saúde é o plano de saúde do povo brasileiro, que é pobre em sua esmagadora maioria. A atenção básica e a média complexidade é papel do município. Eu pretendo ter as unidade básicas de saúde funcionando com médico, dentista, enfermeiro e agentes comunitários de saúde. Nosso objetivo é investir na prevenção com os programas de saúde da família para reduzir os custos com saúde do município”, colocou Barbosa.

Lindomar Ferreira falou sobre a retomada da educação presencial após a pandemia em uma das respostas. “Não há que se falar em volta as aulas com a situação que a gente se encontra. Só sabe o que é isso que perdeu um ente querido nessa pandemia. O município tem que criar uma verdadeira plataforma, uma força tarefa para que a gente possa, juntos, chegar ao melhor entendimento, ouvindo os professores, técnicos e os alunos também. Precisamos pensar em algo para que nossas crianças não fiquem sem aula”, destacou Lindomar.

Perguntado sobre a geração de emprego e renda no pós-pandemia, Cláudio Canuto afirmou que o empreendedorismo precisa ser valorizado. “O município precisa fomentar as pessoas a empreender, fazendo com que essas pessoas possam ser capacitadas e que a gente possa desburocratizar a máquina. Precisamos estimular o crédito e também a questão dos alvarás. A gente tem dificuldade com relação ao crescimento de novas empresas justamente por isso, a emissão de licenças envolve muita burocracia”.

Já Hector Martins abriu o debate criticando a ausência de Fabiana Pessoa no encontro. “A atual prefeita não aparece em debates, em sabatina, não quer prestar essa satisfação pra sociedade, o que fica muito feio, porque isso mostra que ela não tem qualquer capacidade de gestão. Isso nos deixa muito impactados. Que Arapiraca vai ser essa se cair nas mãos de alguém que não tem o respeito com o eleitor”, pontuou o candidato do Cidadania.

Confira o debate na íntegra

Compartilhe este artigo

Deixe seu comentário

Para comentar na página você deve estar logado em seu perfil do Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral poderão ser denunciados, acarretando até mesmo na perda da conta. Leia os termos de uso e participe com responsabilidade.

Comercial

Redação

© COPYRIGHT 2023 – GOCOM GRUPO ONLINE DE COMUNICAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.